Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... A VONTADE... "RETROSPECTIVA envolvendo a RECORD e o suposto TRÁFICO de COCAÍNA!" E a IURD o que tem a ver com isto? (XI parte).






A LIBERDADE... A VONTADE... “RETROSPECTIVA envolvendo a RECORD e o suposto TRÁFICO de COCAÍNA!” E a IURD o que tem a ver com isto? (XI parte).
    
    




O ASSASSINATO do PASTOR da IURD VALDECI PAIVA de JESUS (continuação da 5ª versão).  




POLÍTICA.

    

     O envolvimento da Igreja na política começou a ganhar destaque Nacional a partir da eleição do ex-bispo CARLOS RODRIGUES (antigo PL), SOBRINHO de EDIR MACEDO.
     O ex-bispo ajudou a alavancar a eleição de muitos políticos da igreja na Câmara Federal, Câmara Estadual e Câmara de Vereadores.
     A instituição chegou a ter 54 políticos ocupando cargos no poder legislativo.
     Entretanto, este mesmo CARLOS RODRIGUES foi preso no Escândalo do Mensalão, com prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal, e esteve envolvido no Escândalo dos Bingos, no da Venda das Ambulâncias (Operação Sanguessuga) e outros episódios nos anos 2000.
     Em um deles chegou a ser acusado de ser o MANDANTE do ASSASSINATO do PASTOR VALDECI PAIVA de JESUS, deputado pelo PSL, morto com 19 tiros próximo à entrada da Record, em 2003.
    


    
Observações do escriba:


    
     1ª - Nesta parte acima fica claro que o Bispo CARLOS ALBERTO RODRIGUES PINTO (da IURD), é um dos suspeitos de ter sido o mandante do assassinato do Pastor VALDECI PAIVA de JESUS.
    
     2ª – Porém ele é sobrinho de EDIR MACEDO.


    
     Mas o suplente da vítima, Marcos Abraão (PT do B) foi denunciado no processo, como mandante do crime.
     Em Curitiba, o pastor Valdemir Soares (PRB) também foi flagrado fraudando um voto na urna eletrônica em uma sessão ele “votou” pela vereadora Julieta Reis (DEM-PR), a qual não estava presente.
     O vereador foi flagrado pelas câmeras de segurança, embora tenha tentado negar.
     Na mesma semana renunciou sob a alegação de perseguição da mídia. O Pastor Oliveira Filho (PRB-PR) também esteve envolvido em processo de improbidade administrativa, movido pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal, por empregar “funcionários fantasmas”, processo conjunto com Paulo Roberto Pereira (PTB-RS).
     De acordo com Alfredo Paulo, a tentativa de poder da IURD se manifesta atualmente na eleição de Marcelo Crivella (PRB-RJ) para a prefeitura do Rio de Janeiro, e que o intuito da igreja é blindar a Instituição nos Poderes da República.

      


FOGUEIRA SANTA de ISRAEL.

    

     A campanha de maior arrecadação da igreja é chamada de Fogueira Santa. Nela os pastores e bispos armam um altar simulando uma fogueira, onde seriam “depositados” os pedidos do povo e após um culto são levados para Israel.
     A campanha faz alusão a personagens bíblicos como Moisés, Gideão ou Abraão, e nela deve ser feita uma oferta de sacrifício.
     Não pode ser uma oferta comum como 10% do salário. É preciso algo extremo. Muitos doam 100% de seu salário ou todo o dinheiro da conta bancária.
     Há casos até mesmo de fiéis que doam imóveis, jóias caras e carros (como o pedido do atual bispo Rogério Formigoni, no Templo de Salomão, publicado no Youtube).
     De acordo com Natan Silva e Alfredo Paulo, estas datas são estratégicas. Há em média duas “fogueiras santas” por ano, uma em julho e outra em dezembro.
     Em julho para poder arrecadar parte das férias dos membros, paga pelas empresas. Na de dezembro para além de arrecadar o salário, se apropriar também do décimo terceiro.
     Os comentários no Youtube são avassaladores abaixo dos vídeos da denúncia.
     Mas além dos não-membros, agora também existem comentários de ex-fiéis, que deixaram de ser membros após as denúncias.
     Dentre eles, ex-pastores, ex-obreiros e ex-membros que resolveram deixar a instituição depois de muitos anos.
     Para José Lindomar Santana, porém, membro desde janeiro de 2016, a Fogueira Santa realmente funciona: - “Fiz a Fogueira Santa, coloquei o dinheiro no altar, mas o sacrifício foi para Deus, em janeiro de 2016. Doei uma moto e adquiri quatro imóveis. Casas pequenas, mas o valor foi muito maior, não vou me esconder”, desabafa.



     “Foto: - Ilustração de uma ‘Fogueira Santa’ na Igreja Universal. “Sacrifício” quer dizer oferta máxima em dinheiro ou bens que os membros devem doar à instituição, que “Deus estaria pedindo dos membros.”



     Por outro lado, num dos relatos há a história narrada por terceiros de uma senhora falecida em agosto deste ano, Ana Rosa Ventura, registrada no obituário de Betim - MG.
     No relato, a senhora teria vendido a casa há uns quinze anos em troca da promessa de prosperidade.
     A fiel sempre participava das campanhas na igreja na esperança de conseguir a tal prosperidade, mas não conseguiu até o mês de agosto deste ano, quando teria falecido em cima de um papelão.
     De acordo com os relatos, a senhora ao ser encontrada morta, teria deixado espantados os vizinhos ao recolherem o corpo, pois apesar do frio, não havia nem mesmo um cobertor dentro de casa.
     A causa da morte foi dada como HIPOTERMIA.
     Para Silvia Maria Sá Zefferino, o sacrifício financeiro fez ela se privar de compras no fim de ano e se diz revoltada ao saber das denúncias.
     “Sacrifiquei até a vida de meus filhos. Quando chegava dezembro trabalhava dobrado só pra sustentar Edir Macedo e sua corja. Mas hoje estou feliz, estou congregando em uma igreja de verdade onde se prega a palavra de Deus”.
     Num dos relatos, uma ex-membro da Igreja relata que o pastor Mauricio Amaral incitou membros a mentir por meio de uma carta contanto um testemunho falso para ele criar uma história enganosa no programa de rádio que ele fazia em São Paulo.
     Alcy Gomes, outra ex-membro, conta que só conseguiu ter prosperidade após deixar a Universal. E que por muito tempo: - “Foram 18 anos de extorsão. Depois que Jesus me libertou dessa escravidão virei funcionária pública federal do poder executivo (concursada)”, desabafa.
     Em vídeo publicado no Youtube, Edir Macedo arrisca uma profecia na qual diz claramente que quem contribuísse para o Templo de Salomão, ainda em construção, ficaria rico. Ele repete sua profecia algumas vezes.
     Os comentários abaixo de seu vídeo deixam claro que seus fiéis não ficaram ricos. Há relatos de muitas pessoas que doaram bens e dinheiro. Vários membros doaram até alianças de casamento, segundo os próprios relatos no Facebook e grupo de WHATSAPP.
     Pelo fato de não haver uma nota fiscal ou comprovante das doações, torna-se difícil para os membros requerer de volta o que “doou”.
     De acordo com os dicionários de língua portuguesa, “doação” quer dizer ação de doar, de oferecer alguma coisa a alguém: - Como doação de sangue, de alimentos, de dinheiro.
     No sentido jurídico, acordo através do qual alguém, o doador, faz a transferência de bens ou benefícios do seu patrimônio a outra pessoa ou instituição, o(s) donatário(s).
     Entretanto, na campanha Fogueira Santa a “doação” está atrelada a uma possível resposta de Deus, seja para cura de uma enfermidade, a abertura de uma empresa, o encontro de uma pessoa amada, dentre tantos outros anseios humanos.
     Ou seja, o doador sempre quer algo em troca, não é apenas uma relação unilateral, - é o que motiva haver os pedidos a serem levados para Israel através do qual Deus atenderia a quem participasse.
     Mas Alfredo Paulo, assim como outros pastores que já seguem também a onda de denúncias, como o ex-pastor Mizael, alegam que muitas das vezes estes pedidos são queimados atrás das catedrais, e sequer são levados para Israel.
     No Youtube, em vídeos institucionais da igreja, é possível encontrar os testemunhos relatando as bênçãos conquistadas mediante a participação na campanha Fogueira Santa.
     A igreja promove estes relatos de curas, milagres, bênçãos financeiras, libertação dos vícios, etc.
     Ao ser questionado sobre este fato, Alfredo Paulo diz que realmente alguns depoimentos são verdadeiros: - “São pessoas que recebem respostas de seus pedidos mediante a fé delas e sinceridade”.
     Também reforça que os obreiros da igreja e alguns pastores que fazem parte da base da pirâmide ainda estão na ingenuidade e pureza de coração.
     E no caso dos obreiros, eles trabalham voluntariamente, sem receber nada e ainda cumprem metas de arrecadação.
     Porque na cabeça deles, estão fazendo para Deus e não para a igreja. Por isso, há muitos milagres entre os membros. Mas enfatiza que eles não sabem do que ocorre nos bastidores, onde ele esteve por trinta anos.
     Há inúmeros relatos de membros que acabaram de deixar a instituição descontentes com o tipo de arrecadação da igreja atualmente.
     Muitos alegam que o culto virou uma sessão de pedir dinheiro. Outros, além disso, enfatizam que além de terem doados muitos bens e dinheiro, ficaram em condições piores do que estavam, não tendo recebido as bênçãos que são prometidas antes das campanhas promovidas na igreja.
     A fogueira santa, na qual os membros doam até 100% do salário, além de bens materiais ocorrem duas vezes ao ano, em julho e dezembro.
     Mas em 2014, véspera da inauguração do Templo de Salomão, teria havido pelo menos três no mesmo ano.
     Por sua vez, nos áudios e postagens dos atuais membros e pastores, aqueles que não concordam mais com este tipo de profissão de fé são “caídos”, “endemoninhados” e que “perderam a ‘visão’” e estão tentando denegrir a imagem da Instituição.
     Alfredo Paulo e Natan Silva reforçam que em várias ocasiões, o depoimento é forjado.
     “Há situações em que o cidadão compra um carro financiado em cinqüenta prestações e o pastor já pede para o membro dar o testemunho como se Deus desse um carro à pessoa”.
     “Assim também com imóveis. O membro financia em vinte anos pelo banco e já vai dar um depoimento como se Deus tivesse dado uma casa”, finaliza Alfredo Paulo.
     Em processo judicial, a Igreja Universal do Reino de Deus de Goiânia teve de devolver à dona de casa Gilmosa Ferreira dos Santos um veículo da marca VW-Golf, doado pela sua filha e ex-fiel Edilene Ferreira dos Santos, durante evento promovido pela instituição na Fogueira Santa de Israel.
     A decisão, por maioria de votos, é da 4ª Câmara Cível do TJ - GO, que acompanhou voto do juiz Ronnie Paes Sandre, em substituição no Tribunal, e reformou, em parte, decisão do juiz Jeová Sardinha de Moraes, da 7ª vara cível de Goiânia.
     De acordo com o magistrado não cabe ao Judiciário tecer qualquer comentário ou crítica sobre a fé professada pelos cidadãos.
     "O debate recursal não está no campo bíblico, ou seja, em se discutir o dízimo preconizado pela igreja, mas sim em efetuar uma interpretação jurídica dos fatos. Qualquer relação negocial submete-se à legislação civil vigente, independentemente de seu cunho religioso", ponderou.
     Na opinião do magistrado, pouco importa se a apelada continuou ou não freqüentando o templo da apelante, pois acabou sendo induzida psicologicamente.
     "A constitucionalização das relações privadas devem ser vistas sob o enfoque dos princípios da função social do contrato e da dignidade da pessoa humana”.
     “A questão é simples: - Houve uma doação nula, pois faltou um requisito indispensável: - O espírito de liberalidade que exige elevado grau de consciência, já que a apelada alegou que sua filha foi ludibriada pela fé, visando recompensa divina que não experimentou", enfatizou, ao citar entendimento do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
     Para o juiz, a anulação da doação é necessária, uma vez que tanto a apelada quanto sua filha são pessoas desprovidas de recursos.
     "É certo que a doação do único automóvel que pertencia à mãe e filha se constitui em comprometimento de grande parte do seu patrimônio", finalizou.
     Há casos de revogação de bens imóveis por ser bem de família. De dinheiro de aposentadoria, por ser o mínimo necessário à subsistência, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça, em que os membros se arrependem ou os familiares incentivam a ingressar com ações judiciais, de acordo com os relatos.
     Porém, em muitos casos os bens foram entregues há mais de cinco anos, estando já no prazo de decadência, de acordo com o Código Civil, qualquer tentativa de reaver o bem.      
     Além disso, quando se doa em dinheiro papel-moeda não se obtêm um comprovante, para caso de o ofertante se arrependa ou não receba a bênção divina e queira de volta o que doou.
     Os vídeos de áudios vazados e relatos encontram-se em abundância no Youtube.
     Além desses, há também aqueles postados após serem gravados dentro da instituição nos cultos ou em programas de TV.
     Em um deles uma garota de programa brasileira, identificada apenas como Gisele, liga para o programa “Fala que eu te escuto”, na Rede Record, e conversa com o bispo Guaracy, também pertencente à cúpula da IURD.
     Na ligação, Gisele diz que gostaria de contribuir com ofertas para a construção do Templo de Salomão. Em resposta o bispo Guaracy diz claramente que “Deus iria prosperá-la se ela contribuísse financeiramente com a igreja”.
     O vídeo gerou polêmica pelo fato de o bispo não ter dado uma instrução a respeito da prostituição ou alguma palavra de cunho religioso ou de incentivo para que a garota de programa se afastasse da prostituição.
     Mas que apenas “Deus iria prosperá-la” no seu ‘trabalho’.
     Num outro relato, Lucinéia Dias, ex-membro, diz que sente mágoas pelo fato de que a Universal iludiu sua irmã, dizendo que ela seria curada se doasse à igreja certa quantia em dinheiro na Fogueira Santa.
     A irmã teria deixado de tomar medicação, e embora confessasse publicamente que estava curada, dava para perceber que ela estava cada vez mais doente. Pouco tempo depois sua irmã veio a falecer.



     “Foto: - O Bispo Rogério Formigoni, no Templo de Salomão, pedindo carro dos fiéis sob promessa de que Deus abençoaria com uma Lamborghini. Fonte: Diário do Brasil. O áudio encontra-se no Youtube.”



     Num dos vídeos divulgados na INTERNET, o atual Bispo Rogério Formigoni, numa reunião no Templo de Salomão, em São Paulo, faz pedidos de doações de carros aos membros, sob a promessa de que Deus daria uma Lamborghini como resposta para quem doasse seu automóvel.
     O vídeo gerou polêmica pelo fato de o bispo se referir aos automóveis dos membros como “lata velha”.
     Causou certo desconforto, com muitos comentários pejorativos, xingamentos e nomes de baixo calão, que não podem ser publicados aqui.
     Outro vídeo polêmico do mesmo bispo Guaracy também denunciado por Natan Silva diz respeito à arrecadação de ofertas, no qual reitera em reunião secreta com seus pastores, que deveriam ser usadas duas táticas para arrecadação usando as campanhas nos cultos.
     Uma usando personagens bíblicos, na própria Fogueira Santa.
     Outra sem personagens, para “não se chocar com a ‘fogueira’ e causar uma confusão”.
     Ainda reforça que antes mesmo dessas duas campanhas de arrecadação no mesmo culto já deveria se pedir o dízimo no início.
     E completa, que, se nessa outra campanha sem personagem bíblico, a igreja conseguir arrecadar 60% da Fogueira Santa, com as ofertas, a igreja “teria feito história”.
     Ambos os vídeos com o bispo Guaracy encontram-se plenamente audíveis no Youtube.
     De acordo com Alfredo Paulo, a Fogueira Santa é apenas um método de arrecadação estratégico nestes meses de julho e dezembro, para se apossar do dinheiro das férias e do décimo-terceiro dos fiéis.
     Segundo conta, apenas no Estado de Minas Gerais, a campanha em 2010, movimentou 45 milhões de reais. Em Santa Catarina, mais 09 milhões de reais.
     Alfredo Paulo estima que atualmente a campanha movimente em torno de um bilhão de reais no Brasil todo.

            

     Fato Curioso: - ‘Oração de maldição’ para pastores que não batem a meta de arrecadação.

      

     O missionário que ainda mora em Portugal e que já deixou a Universal, Hernani Cruz, relata que em sua época de pastor na IURD, em determinada ocasião, o então Bispo responsável pela sua igreja, Renato Maduro, fez uma reunião fechada com pastores.
     Nesta reunião orientou que cada pastor sentasse com os membros, um a um, para saber qual era o salário de cada um, quanto se tinha na conta bancária, e em cima desses valores personalizados fosse estipulado o sacrifício financeiro a cada membro.
     De acordo com Hernani Cruz, os pastores discordaram dessa tática e a arrecadação não foi como o esperado.
     Então o bispo Renato Maduro disse que faria uma ‘oração de maldição’ aos pastores rebeldes, pedindo a morte destes.
     De acordo com Hernani Cruz, os pastores se amedrontaram, e inclusive ele diz quase ter falecido naquele mesmo dia em um acidente automobilístico.
     Mas que este episódio de coerção, junto com a oração de maldição que quase se cumpriu no mesmo dia, foi o suficiente para ele pedir seu desligamento da instituição.
     O protagonista deste episódio, bispo Renato Maduro, relatado por Hernani Cruz, faleceu em 12 de dezembro de 2010, exatamente num dia de cumprimento de voto da Fogueira Santa, vítima de uma doença grave.
     Em fato semelhante, a ex-membro Giovana Antônia comenta na rede social que “isso (‘oração de maldição’) sempre ocorria na igreja onde freqüentava”’ na igreja de Belo Horizonte - MG.
     No Youtube há um vídeo também polêmico de Edir Macedo ‘amaldiçoando’ um celular.
     Antes do fechamento desta reportagem, foi postado por Alfredo Paulo vídeo no qual alega que Romualdo Panceiro também faria uma “santa ceia de maldição” aos pastores que não conseguissem atingir a meta da Fogueira Santa.
     Este fato não pôde ser confirmado por esta reportagem por não haver o áudio correspondente, com a voz de Romualdo Panceiro.

        


AGRESSÕES FÍSICAS entre BISPOS da Cúpula da IURD.

      
    

     Outros comentários que estão se proliferando no Youtube dizem respeito a uma suposta briga que teria havido entre ROMUALDO PANCEIRO e o genro de Edir Macedo, RENATO CARDOSO.
     Segundo vídeo denunciativo do ex-pastor Izael Moreira, este seria o motivo da divisão na Igreja Universal (IURD).
     Ele conta que ROMUALDO PANCEIRO estaria desviando uma quantia muito alta de dinheiro, próximo de 01 bilhão de reais, e que Renato Cardoso teria descoberto, chamando-o de “ladrão”, e mostrando o rombo para toda a cúpula da Instituição.
     Após isso, ROMUALDO PANCEIRO teria dito que enquanto o restante da cúpula da igreja estava viajando ele estava no Brasil trabalhando pra fazer a igreja crescer.
     Ainda teria havido grave desentendimento, inclusive com AGRESSÃO FÍSICA de ROMUALDO PANCEIRO em RENATO CARDOSO.
     Esta reportagem não pôde confirmar com certeza, ao passo que não há vídeo que comprove a cena nem inquérito policial ou autuação do Ministério Público para o desvio deste dinheiro até o momento do fechamento desta reportagem.
     Os obreiros também reclamam que embora a igreja arrecade muito dinheiro, são eles que, além de trabalhar gratuitamente como voluntários, são obrigados a comprar material de limpeza para as igrejas.
     Esses depoimentos são de mais de uma centena de obreiros que, em uníssono, afirmam comprar papel higiênico, papel toalha, detergentes, vassouras e até o pão da santa ceia, distribuído para os milhares de membros presentes.
     Alexandre Santos diz que sua mãe é ainda membro na Universal e compra copinhos, papel toalha, papel higiênico, além dos dízimos e ofertas que dá na igreja rotineiramente. “É uma escravidão. Oro a Deus todos os dias para que ela deixe desse calabouço”.
     De acordo com Natan Silva e Alfredo Paulo, a campanha Fogueira Santa é também um artifício para promover pastores e bispos que conseguem atingir suas metas de arrecadação de dinheiro.
     Por conta disso, vários deles viajam a Israel posteriormente, e são remanejados para igrejas maiores, as catedrais de Estado.
     Um membro que não quis se identificar diz que na Catedral do Ceará, certo bispo teria arrecadado alimentos não perecíveis, dando metas de arrecadação aos obreiros e evangelistas. E assim se fez.
     Eles contam que ficaram felizes porque arrecadaram muitos alimentos.
     Entretanto, após a arrecadação ter sido feita, o bispo pediu para que fossem montadas cestas básicas e após foram vendidas, para que o bispo batesse sua meta na Fogueira Santa.
     E, além disso, após tal meta batida, o bispo teria ganhado uma promoção, indo cuidar da Universal no Chile. Este fato foi confirmado por outros obreiros da igreja de Fortaleza - CE.
     Há outros ex-pastores de menor prestígio dentro da instituição denunciando ao lado de Natan Silva e Alfredo Paulo.
     Pelo que analisou esta reportagem, todos a uma só voz, denunciam que a igreja enriquece apenas a cúpula, mas que os membros permanecem no seu mesmo patamar.
     Mesmo que sejam considerados os testemunhos de felicidade, prosperidade e transformação, este número, de acordo com eles, é menor do que 1%, e que 99% dos membros permanecem há anos na mesma situação.
     De acordo com Natan Silva e Alfredo Paulo, a instituição usa de pressão psicológica, usando o medo como arma.
     Em alguns casos, usa da ambição ou se aproveita da fragilidade emocional e necessidades daqueles que a vão á Universal. Este relato está em vários vídeos de Natan Silva e Alfredo Paulo.  
     Além disso, os ex-bispos criticam duramente a cúpula da igreja, alegando que os bispos pedem o sacrifício financeiro dos membros, mas eles mesmos não sacrificam nada.
     Em um depoimento, Alfredo Paulo questiona por que o bispo Edir Macedo não sacrifica uma das mansões dele, se ele pede até mesmo a casa de pessoas pobres.
     Os internautas ainda questionam por que Edir Macedo não faz o mesmo daquilo que pede, sacrificando a Rede Record de Televisão, uma de suas empresas ou o dinheiro em contas bancárias ou, ainda, participação acionária inclusive no banco do qual é acionista (Banco Renner).
     “Se eles têm tanta convicção assim de que o sacrifício funciona, deveriam ser os primeiros a sacrificarem, pois, enquanto os membros e obreiros passam o final do ano ‘duro’ (sem dinheiro), por terem dado tudo na Fogueira Santa, a cúpula passa comendo em restaurantes caros, viajando e tomando champanhe”.
     “Eles pedem o sacrifício dos membros e obreiros, mas eles mesmos não sacrificam nada, porque nem eles mesmos acreditam no sacrifício”.
     “Eles dizem que o sacrifício é para Deus, mas são eles que usufruem do sacrifício”, desabafa Alfredo.
     Na metade deste ano o Pastor Gonçalo Alves Neto, 31, foi assassinado, na Zona Leste de São Paulo.
     Ele havia saído da igreja após o culto de domingo de manhã, levando as ofertas e dízimos dentro do carro, e foi vítima de latrocínio.
     De acordo com os ex-bispos, este foi um dos motivos que fez a igreja fazer um chamado para “consagração de policiais” exatamente no dia da entrega dos votos de sacrifício (dinheiro da campanha Fogueira Santa).
     Os ex-bispos denunciam que o principal motivo não seria a “consagração dos policiais”, mas trazê-los para a igreja como forma de salvaguardar o dinheiro arrecadado sem ter de pagar seguranças particulares.
     A igreja não se posicionou a respeito da denúncia, entretanto, há um vídeo no qual o bispo da cúpula, ROMUALDO PANCEIRO, instrui seus pastores a fazerem “acordos” com TRAFICANTES da FAVELA, para não serem roubados por bandidos.
    


     Observação do escriba: - Fica mais do que evidente o envolvimento de pastores e bispos da IURD, com TRAFICANTES de DROGAS, principalmente no Rio de Janeiro

     No mesmo vídeo acusa policiais de roubarem ofertas em outro assalto à igreja.
    



EMPRESAS, a REDE RECORD e a COPA de 2010.
    


     Alfredo Paulo denuncia que a cúpula é detentora de muitas EMPRESAS, entre eles os bispos Jadson Santos e Roberto Mauser, pertencentes à cúpula.
     Dentre as EMPRESAS estariam EMISSORAS de RÁDIO, um portal de internet estilo Netflix chamado UNIVER, uma EDITORA e outras empresas ligadas ao RAMO de SAÚDE, ente elas o HOSPITAL MORIÁ.
     Alfredo Paulo alega ainda que a Record, por meio da cúpula da Universal, tentou comprar direitos da transmissão da Copa do Mundo de 2010, por 250 milhões de dólares.
     De acordo com o ex-bispo, a igreja já possuía o dinheiro, arrecadado na Fogueira Santa, mas a FIFA, na Suíça, optou por vender à Rede Globo de Televisão, por algum outro motivo que não sabe dizer.
     Mas enfatiza que houve tentativa da igreja em comprar os direitos de transmissão.
     Alfredo Paulo destaca que a arrecadação da Fogueira Santa é de fato com objetivo de alimentar a tesouraria da Record e das empresas pertencentes aos bispos.



     “Foto: - Conversa no grupo de WHATSAPP flagrada por esta reportagem em que um integrante pastor (ou ex-pastor) confessa desvio de dinheiro, agosto de 2016.”



     Natan Silva, por sua vez, relata que antes de pedir desligamento foi instruído por Romualdo Panceiro a “arrancar” 250 mil reais num único culto com EMPRESÁRIOS, para financiar a Record News (aproximadamente 450 mil reais atualmente).
     De acordo com Alfredo Paulo, o atual bispo Romualdo Panceiro gosta de ostentar.
     Em certa ocasião Romualdo teria comprado com dinheiro de ofertas uma Tequila especial a 1.800 dólares (aproximadamente 6.200 reais). Também em outras ocasiões teria gastado com ostentação salomônica, fora das finalidades eclesiásticas da igreja.
     Um capricho dele, segundo seus relatos, é comer beef kobe (carne nobre japonesa que custa em média 220 reais no Restaurante Rubayat, em São Paulo, um prato com 400 gramas).
     Alfredo Paulo também diz que as viagens a Israel, às vezes, não ficavam restritas aos objetivos religiosos. Mas até mesmo boates os bispos chegaram a frequentar juntos, embora os fiéis achassem que eles estavam no Monte Sinai orando ou em espírito de oração.
     Não encontramos vídeos dos atuais bispos, ainda pertencente à cúpula da Igreja, defendendo-se das acusações.
     Apenas uns poucos acusando os ex-bispos de má conduta, entre eles um vídeo da ex-esposa de Natan Silva, com assuntos pessoais, que não fazem parte das denúncias.
     Tanto as ações contra os ex-bispos Natan Silva e Alfredo Paulo, como aquela movida pelo Ministério Público, em São Paulo, em 2011, citada nesta reportagem, ainda não transitaram em julgado.
     O caso Lucas Terra, por sua vez, embora o crime tenha ocorrido em março de 2001, também está em aberto.
     Porém, a promotoria e a acusação resolveram apresentar denúncias contra o Pastor Joel Miranda e Fernando Aparecido, após fatos novos serem conhecidos, modificando a versão inicial que condenou Silvio Galiza, o único que cumpriu pena até agora.
     Na decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, os outros réus foram pronunciados, isto é, para irem a júri popular.
     Mas como a defesa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (terceira instância), um dos temores da promotoria, segundo David Gallo, é que a ação prescreva sem julgamento, deixando os assassinos na impunidade.
     A Igreja Universal (IURD) possui, estimativa da própria instituição, cerca de 08 milhões de membros nos mais de 180 países onde está instalada, sendo 02 milhões no Brasil.
     Se estes dados estiverem aproximadamente corretos, a IURD possui então em torno de 0,1% da população mundial e 1% da população brasileira.
     Esta reportagem tomou cuidado para não acrescer nada às postagens na INTERNET. E também publicou o que foi investigado junto aos ex-integrantes da instituição, pautando-se na ética jornalística e liberdade de expressão e de imprensa, previstas na Constituição Federal.
     Também procurou se concentrar apenas nos assuntos de interesse público.    
     Foi necessário ainda assistir a mais de cem vídeos de denúncias no Youtube e participar de um grupo fechado de WHATSAPP e Facebook, colhendo dezenas de depoimentos no Brasil e Exterior, com membros, ex-membros, ex-obreiros e ex-pastores da Igreja Universal, pelo período aproximado de três meses.
      A maioria recém-saída da IURD. Por fim, foram feitas cópias e arquivamentos de todas as informações com suas respectivas fontes, - exceto daquelas já de domínio público na INTERNET.





O PRESIDIÁRIO da IURD - BISPO CARLOS ALBERTO RODRIGUES PINTO.




     Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.




     Carlos Alberto Rodrigues Pinto (Rio de Janeiro, 04 de outubro de 1957 – 60 anos), mais conhecido como Bispo Rodrigues, é um ex-bispo e ex-político brasileiro.
     Foi um dos maiores nomes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), bem como do Partido Liberal (PL) do Rio de Janeiro durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso.
     Filho do casal José Júlio Pinto e Lucília de Jesus Rodrigues.
     Auxiliou ainda jovem, o Bispo EDIR MACEDO a fundar a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
     Implantou a Igreja nos Estados de Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul e nos seguintes países: - Argentina, África do Sul, Moçambique, Angola, Portugal e Espanha.
     Participou da implantação da Rede Família de Televisão.
     Fundou o jornal religioso Folha Universal e a Editora Gráfica Universal.
     Fundou a primeira rádio FM privada em Moçambique.
     Foi diretor das rádios Bahia, Record de São Paulo, Atalaia de Belo Horizonte (MG), e outras rádios ligadas à IURD.
     Tornou-se coordenador político nacional da Igreja Universal.
     Comandando a área política na Universal, desde antes de ser deputado federal, em 1999.
     Escolhia os candidatos em todo o Brasil e dava o tom das campanhas. Líder político da igreja, que em 2002 elegeu 54 deputados federais e estaduais.  
     Figura muito influente na política nacional, elegeu-se Deputado Federal para a legislatura 1999-2003 pelo PFL.
     Bispo Rodrigues foi re-eleito Deputado Federal, em fevereiro de 2004.
     Em 12 de setembro de 2005, renunciou ao mandato de Deputado Federal, na legislatura 2003-2007, após se envolver com o Mensalão.
     Bispo Rodrigues foi desligado da Universal em 2004 após comprovada má conduta pela liderança da instituição.



ESCÂNDALOS.



     Investigado em três dos maiores escândalos de corrupção do governo Luiz Inácio Lula da Silva: - Caso Waldomiro Diniz (conhecido também como Escândalo dos Bingos), Escândalo do Mensalão e Máfia dos Sanguessugas.
     Bispo Rodrigues, desde 2004, perdeu o cargo na igreja, o mandato e a esposa - "as coisas que mais apreciava", comenta.
     Atribui tudo isto à política que o fez perder sua "santidade e alegria".
     No dia 04 de maio de 2006, se apresentou à Polícia Federal (PF), depois ser acusado de se envolver o caso das Vendas Fraudulentas das Ambulâncias deflagrado pela própria PF na Operação Sanguessuga.
     Em 24 de maio, o deputado entrou em recurso para responder em liberdade pela Justiça, o que é estendido aos 44 presos.
     Mas no dia seguinte em menos de 24 horas, a presidente do STJ, Ellen Gracie, revoga o alvará da soltura para todos os acusados e ele se rende no dia 25 de maio.
     Atualmente ainda é réu na Justiça. Bispo Rodrigues não sabe se vai preso, mas afirmou ao repórter Raphael Gomide, da Folha de S. Paulo, que está "preparado para tudo".  
     Disse que nos 32 dias de prisão que passou em Brasília e em Cuiabá (MT), em 2006, na Operação Sanguessuga, orou com Fernandinho Beira-Mar e batizou sob o chuveiro um assassino dos fiscais do trabalho em Unaí (MG).
     Na cadeia, viu "gente comer fezes", falando em suicídio, mas voltou "às origens", fazendo dois cultos diários e consolando presos.
     Ainda na entrevista dada à Raphael Gomide, Rodrigues disse ter sido afastado da Universal porque "pecou contra o casamento", e que o caso Waldomiro foi um pretexto, pois aconteceu ao mesmo tempo.
     "Sempre amei a igreja. Amo-a, embora esteja afastado das coisas da igreja, que é santa e bem dirigida por homens puros. Errei. Saí porque errei, tenho de dar a mão à palmatória. Errei na minha vida pessoal, pequei contra o casamento”.
     Bispo Rodrigues dirige, desde julho de 2009, a Rádio Nova AM (antiga Rádio Record - Rio de Janeiro)), do grupo de comunicações ligado à igreja que ajudou a fundar, todavia sem recuperar sua posição religiosa.
     Em seis meses, conseguiu tirar a rádio da 13ª posição entre as AM, melhorando a qualidade do som e organizando a programação.
     Hoje é a 7ª colocada, atrás de outra do grupo da Universal, a Rádio Copacabana, um salto de 1.500 ouvintes/hora para 8.000 ouvintes/hora.
     A programação mescla sucessos evangélicos atuais com os "clássicos" dos anos 70 e 80 - para conquistar o público de ouvintes caseiros, casados e com mais de 40 anos.
     Diferentemente de outras rádios ligadas à Universal, a Nova AM não privilegia músicos e CDs da Line Records, gravadora da Igreja.
     Bispo Rodrigues, fora do altar e da política, acredita estar "servindo a Cristo na rádio, com músicas que incentivam as pessoas".
     "Músicas que deprimem, não deixo. Muitas pessoas ligam para a rádio dizendo que queriam se matar, mas as músicas os animaram."
     A partir de 08 de junho de 2010, passou a se chamar Rádio Record Rio e substituiu a música gospel por sucessos populares, com locução ao vivo e notas jornalísticas.



CONDENAÇÃO.



     O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu em 26 de novembro de 2012 a pena do ex-deputado do extinto PL (atual PR) Bispo Rodrigues, condenado no processo do Mensalão por Corrupção Passiva e Lavagem de Dinheiro.
     A pena foi de 06 anos e 03 meses de prisão, mais multa de R$ 754 mil, o equivalente a 290 dias-multa.
     No dia 05 de dezembro de 2013, o presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, mandou prender o Bispo Rodrigues por sua participação no Mensalão, podendo continuar trabalhando.



ABAIXO AS QUATRO REFERÊNCIAS da Wikipédia.

  


     1ª - «Carlos Alberto Rodrigues Pinto - Rede de escândalos». VEJA. Consultado em 06 de novembro de 2015.

     2ª - https://noticias.gospelmais.com.br/supremo-bispo-rodrigues-trabalhar-radio-universal-69051.html.

     3ª - «STF condena ex-deputado Bispo Rodrigues a 06 anos e 03 meses de prisão pelo Mensalão». uol política. 26 de novembro de 2012. Consultado em 06 de novembro de 2015.

     4ª - «Justiça Federal autoriza ex-deputado a trabalhar». Correio do Estado. Consultado em 29 de janeiro de 2014.




CATEGORIAS:



Nascidos em 1957.
PASTORES do Brasil.
PROTESTANTES do Brasil.
Deputados Federais do Brasil pelo Rio de Janeiro.
Naturais do Rio de Janeiro (cidade).
Escândalo dos Sanguessugas.
Políticos do Brasil que renunciaram ante denúncias.
Condenados por corrupção.
Políticos do Brasil condenados por crimes.



     Esta página foi editada pela última vez às 18h43min de 15 de abril de 2018.






OUTRO SUPOSTO MANDANTE do CRIME do PASTOR VALDECI – Deputado MARCOS ABRAHÃO.



     Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.




     Marcos Abrahão (Rio Bonito, 10 de março de 1962 – 56 anos) é um administrador de empresas, empresário, policial militar e político brasileiro.
     Está no segundo ano do seu terceiro mandato como Deputado Estadual do estado do Rio de Janeiro pelo Partido Trabalhista do Brasil.
     Nascido e criado na cidade Rio Bonito é casado com a professora e corretora de imóveis Eucimar Mendonça Abrahão. Tem dois filhos e dois netos.
     É o líder do PT do B na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) e preside a Comissão de Indicações Legislativas desde seu primeiro mandato.


BIOGRAFIA.




     Filho de Faissar Abrahão e da senhora Georgina Flora da Silva Abrahão, Marcos Abrahão ingressou na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em 1986 e, neste mesmo ano, casou-se com Eucimar Mendonça Valente, no dia 26 de julho.
     Em 1987 fundou a Eucimarcos Transportadora e, em 1990, instalou uma empresa de material médico-cirúrgico odontológico e hospitalar, no Rio de Janeiro, em sociedade com o Deputado Estadual Luiz Gomes.
     Ingressou na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), onde estudou Direito até o 4º período.
     Finalmente cursou Administração de Empresas nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, formando-se bacharel em janeiro de 2008.


CARREIRA POLÍTICA.



     Ingressou na política no ano de 2000, concorrendo ao cargo de Vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro, na cidade de Rio Bonito (RJ). Foi eleito com a maior votação para o cargo até então.
     Em 2002 candidatou-se a Deputado Estadual e ficou como primeiro suplente de sua legenda.
     Posteriormente, assumiu o mandato de Deputado Estadual pelo Partido Social Liberal (PSL), após a morte do deputado Valdeci Paiva de Jesus, que como ele, era integrante do PSL.
     Marcos Abrahão era o primeiro suplente de Valdeci, e com sua morte, herdou o cargo de Deputado Estadual.
     No entanto foi acusado pelo Bispo Rodrigues de ser o mandante da morte do deputado, e ainda em 2003, pouco tempo depois de assumir o cargo, teve o mandato cassado em votação aberta na ALERJ, conforme determinava a Constituição do Estado do Rio de Janeiro.
     Uma liminar do Superior Tribunal de Justiça garantiu sua permanência no cargo.
     Esta decisão foi posteriormente ratificada pelo Supremo Tribunal Federal, que reconheceu como inconstitucional a existência de votações abertas para a cassação de mandato parlamentar.
     Foi reeleito em 2006, novamente pelo PSL, com 36.714 votos.
     Em outubro de 2009 filiou-se ao Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), sendo reeleito no ano seguinte para o terceiro mandato com 52.525 votos e foi um dos poucos deputados a ser reeleito com votação crescente.
     Em 2014, foi novamente reeleito pelo mesmo partido, porem com votação menor, pouco mais de 29 mil votos.
     Em 17 de novembro de 2017, votou pela revogação da prisão dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, denunciados na OPERAÇÃO CADEIA VELHA, acusados de integrar Esquema Criminoso que contava com a participação de agentes públicos dos poderes Executivo e do Legislativo, inclusive do Tribunal de Contas, e de grandes empresários da construção civil e do setor de transporte.



CANDIDATURA a PREFEITO de RIO BONITO.


     Segundo suas próprias palavras ("apaixonado por Rio Bonito"), Marcos Abrahão concorreu por três vezes à prefeitura de sua cidade natal (2004, 2008, 2012), mas não obteve êxito.




Observações do escriba:



     1ª - Na Wikipédia estão disponíveis apenas seis referências sobre o deputado Marcos Abrahão.

     2ª - Pelo que pudemos apurar até agora já ocorreram dois ASSASSINATOS envolvendo pessoas comprovadamente ligadas à IURD. O ASSASSINATO do garoto LUCAS TERRA (15 anos), fiel seguidor da Igreja Universal e que foi ASSASSINADO por Pastores da IURD no Estado da Bahia, e, o Pastor da IURD VALDECI PAIVA de JESUS que foi ASSASSINADO no Rio de Janeiro.  
    
     3ª – O caso da Bahia foi parcialmente esclarecido e o caso do Rio de Janeiro, embora transcorridos 15 anos, continua completamente na escuridão.
    
     4ª – Existem outros PASTORES envolvidos em ASSASSINATOS: - PASTOR Marcos Antônio da Silva Lima (53 anos) que ASSASSINOU Jane da Silva de Jesus (36 anos) em Belfort Roxo, PASTOR João Pontes Nascimento, ASSASSINOU a mulher Lilian Nascimento Freitas em Anchieta - SP, PASTOR Waldemar dos Santos ASSASSINOU Luciane dos Santos (29 anos) em Santa Catarina, PASTOR e ex-presidiário Marcos Pereira da Silva, Rio de Janeiro, envolvido em ASSASSINATO, tentativa de ASSASSINATO, orgias sexuais, tráfico de drogas, etc.







CATEGORIAS:


Nascidos em 1962.
Deputados Estaduais do Rio de Janeiro.
Naturais de Rio Bonito.
Membros do Avante (partido político).
Vereadores de Rio Bonito.
Membros do Partido Social Liberal.


     Esta página foi editada pela última vez às 22h03min de 03 de maio de 2018.




     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.
      Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.
     ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Domingo, 06 de maio de 2018.




                  
Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.





     FONTES: (1) – INTERNET. (2) – Wikipédia. (3) - "Nasce" a IURD (1977). (4) - "Compram" a RECORD (1989). (5) - COLLOR é ELEITO (1989). (6) -  O CONFISCO (1990). (7) -  A "Santa" COCAÍNA (1991). (8) - EDIR é PRESO (1992). (9) - COLLOR Cai (1992). (10) – “DECADÊNCIA” (1995). (11) – Processo nº 0026583-66.2013.8.19.0000 (2003). (12) – Ata da 2ª Reunião – Palácio Tiradentes (2003). (13) - OUTRAS FONTES.


jorge martins
Enviado por jorge martins em 06/05/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras