Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... A VONTADE... "IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS estão envolvidas com o NARCOTRÁFICO?" - (da 22ª à 28ª parte).





A LIBERDADE... A VONTADE... “IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS estão envolvidas com o NARCOTRÁFICO?” – (da 22ª à 28ª parte).








22ª parte.





SUICÍDIO de PASTORES: EPIDEMIA SILENCIOSA.



     Três casos na mesma semana alertam sobre Depressão entre Líderes de Igrejas.

     Por Virgínia Martin - 14/12/2017 - 19h11m.


     Casos de Suicídio entre Pastores têm ocorrido periodicamente. Com o avançar dos anos, a Mídia, cada vez mais, publica histórias de perdas irreparáveis de Líderes Evangélicos.
     Os fatos comprovam que algo está errado. Se Pastores estão no limite de sua Saúde Mental, ou isso deriva de Um Problema no Indivíduo ou vem de Um Sistema que Não está Funcionando Muito bem. Então, o que leva um Pastor a se Suicidar?
     Recentemente, dois episódios no Brasil soaram mais um aviso de alerta.
     O Pastor Júlio César Silva Bretas, da Assembleia de Deus, foi encontrado morto na terça-feira (12).
     De acordo com o Registro Policial, Júlio César se Enforcou.
     No último domingo (10), o Pastor Ricardo Moisés, também da Igreja Assembleia de Deus, se Enforcou em sua Casa que fica nos fundos da Igreja.
     Aos 28 anos de idade, foi encontrado já sem vida por sua Esposa.
     Mais de 50 Pastores estiveram no Velório do Pastor Júlio César Silva, que se Enforcou.
     As tragédias aconteceram dois meses depois da Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, denominada SETEMBRO AMARELO.
     A campanha sinalizou que a cada 40 segundos morre uma pessoa no mundo por suicídio.
     Outro exemplo recente é do Pastor Evangélico Dan Johnson, Congressista Estadual do Kentucky (EUA).
     Segundo a Agência EFE, ele se atirou de uma ponte na quarta-feira (13), mas deixou uma mensagem se justificando que sofria de Estresse Pós-Traumático, devido ao atentado de 11 de setembro. Mas o Pastor também havia sido acusado de ASSÉDIO SEXUAL.
     O Esgotamento Físico e Mental e, ainda, a Solidão são apontados como principais causas de uma Epidemia Silenciosa entre Pastores.
     Altas Expectativas e Cobranças do Meio Eclesiástico podem afetar a vida de um Líder de Igreja.
     Para a Instituição, muitas vezes, um Pastor não pode estar Estafado. Caso esteja isso pode revelar que não tem capacidade para cuidar de sua própria alma ou mesmo que não tem lido a Bíblia Suficientemente ou até que vive uma Espiritualidade Decadente - Pastores e Líderes precisam de Cura da Alma.
     Proponho que haja Disciplinas em nossos Seminários que possam tratar as Mazelas da Alma, que não desaparecem com o tempo – sugere o Pastor Ângelo Eder, Psicólogo Clínico, Mestre em Educação.
     O Pastor Ângelo Eder explica também que caso de alguém tenha sido rejeitado no passado, essa raiz da rejeição pode resultar em dois comportamentos extremos, dependendo da pessoa.
     Ou levará à tristeza, ao desânimo, à depressão e ao suicídio ou ao outro extremo igualmente nocivo: - Ira, revolta, rebelião, violência e homicídio.
     Assim, sem uma Vida Emocional Saudável, Pastores estão sujeitos a muitos riscos. Podem se tornar reféns da dobradinha destrutiva: - Igrejas que matam seus Pastores e Pastores que se matam por sua Igreja.
     Então, em um mundo intensamente doente, Pastores também podem adoecer. - Suicídio, depressão e angústia são Manifestações Clínicas e não simplesmente simbolizam decisões.
     Pastores também precisam se tratar e buscar ajuda, precisam do mesmo tipo de apoio que damos a qualquer Crente.
     É apenas gente com uma Missão e não são Super-Heróis. Se a Igreja que Pastoreiam entendesse isso, muito sofrimento e mortes poderiam ser evitados - Avalia o Pastor Presbiteriano André Mello, também Jornalista e Cientista da Religião.

     “Foto: Tragédias aconteceram dois meses depois da campanha nacional contra o suicídio”.

     Segundo pesquisa do Instituto Schaeffer, 80% dos Pastores acreditam que o Ministério Pastoral tem afetado negativamente suas famílias e 70% deles crê que não possuem um amigo próximo. Outro dado é que 70% dos Pastores lutam contra a Depressão.
     É inegável que um Líder não consiga ser bom em administração, gestão financeira, Louvor, Visitação, Pregação, Evangelismo e Discipulado e ainda cuidar da própria família ao mesmo tempo.
     A Busca Desenfreada por Satisfazer Expectativas, os “nós emocionais” do passado e a solidão, intensificada pela falta de amigos, representam fatores de risco no exercício do Pastorado.



Observações do escriba:


     1ª – Talvez um dos motivos para a Depressão-Suicídio seja a Busca Desenfreada por Satisfazer Expectativas. Os poderosos “Líderes Superiores” cobram de seus subordinados que os mesmos consigam cada vez mais fiéis e, com isto, que aumentem a “TAXA de DÍZIMO”, ou seja, a “TAXA de ARRECADAÇÃO de mais DINHEIRO”. O próprio Bispo Evangélico Marcelo Crivella, já disse em certa ocasião, que um dos objetivos dos Evangélicos é eleger futuramente um Presidente da República.

    
     2ª – Um segundo motivo que poderia levar à Depressão-Suicídio, é que alguns Pastores estariam, em algum momento, com Drama de Consciência, ao descobrirem progressivamente que estariam enganando os seus Fiéis, atuando como Falsos Profetas.

    
     3ª – Outros possíveis motivos: - 3º - Conflito Conjugal, ou 4º - O Suicida poderia ser portador de alguma Doença Grave e Incurável, ou alguma Doença estivesse acometendo algum Ente Querido (mãe, filhos), etc.





SEM AMIZADES.



     Nas reuniões entre Pastores, há muita conversa sobre Sucessos e Conquistas, mas as aflições estão latentes na mente.
     O Exercício do Gabinete Pastoral também provoca sofrimento e desgastes.
     Cobranças de Metas e Resultados Ministeriais empurram para uma Rota Autodestrutiva.
     Atender demandas, como cuidar de Viúvas e Enfermos e ainda da própria família conduz a um estado agonizante.
     O conflito entre o Chamado Pastoral e as Exigências do Mercado Religioso Institucional são fatores que adoecem.
     Comumente, Pastores são seres Solitários. Têm poucos amigos ou nenhum. E o isolamento é perigoso.
     Desprovido de apoio e de mentoria, esses homens precisam ser cuidados porque cuidam de pessoas.  
     Assim como um Psicólogo Terapeuta precisa ser mentoriado por outro Terapeuta.
     Uma das razões porque SANSÃO não terminou bem foi porque ele escolheu andar sozinho, o que pode nos levar a loucura – observa o Pastor Josué Gonçalves, Escritor e Líder na Área de Família.
     O Pastor Josué Gonçalves aconselha que Pastores tenham uma rede de amigos e mentores, façam aquilo que traga alegria, vejam filmes, pesquem, caminhem, nadem, viajem… Tenham uma vida normal e comum.
     Eles não são “Semi-Deuses” ou “Super-Homens”, são seres humanos que precisam da compreensão da sua Família e da sua Igreja.
     Que o Espírito Santo console o coração das famílias que perderam de uma forma trágica esses homens que foram vencidos por uma Crise Existencial – conclui o Pastor Gonçalves.






23ª parte.



Dois Pastores da Assembleia de Deus cometem Suicídio em menos de uma Semana.


     Publicado em 14 de dezembro de 2017.
    


     O número cada vez maior de Pastores que cometem o Suicídio tem se tornado preocupante nas Igrejas Evangélicas de todo o mundo.


     “Foto: Pastor Ricardo Moisés e Pastor Júlio César”.


     Em menos de uma semana, dois casos de Suicídios chocou a Comunidade Evangélica do Brasil, em especial os Fiéis da Igreja Assembleia de Deus, pois as Vítimas eram Pastores desta Denominação.
     O primeiro caso ocorreu na cidade de Cornélio Procópio (PR), onde o pastor Ricardo Moisés, da Igreja Assembleia de Deus, Enforcou-se em sua casa que fica nas dependências no fundo do Templo Religioso.
     Segundo o site JM Notícias, o Pastor tinha apenas 28 anos de idade, e foi encontrado por sua Esposa, que no mesmo instante chamou o SAMU e a Policia Militar, no entanto o Religioso já estava morto.
    
     Pastor comete Suicídio após admitir Adultério.
     De onde vem a Coragem para o Suicídio?

     Já na terça-feira, 12, outro Suicídio chocou a Comunidade Evangélica, desta vez foi o suicídio de um dos Pastores da Assembleia de Deus, Ministério de Madureira, um dos braços direito e amigo do Bispo Samuel Ferreira.
     O Pastor Júlio César Silva, ex-presidente da Assembleia de Deus Ministério Madureira em Araruama (RJ), tirou a própria vida também por Enforcamento.
     Seu Corpo foi encontrado Pendurado na Varanda de sua Casa, que é localizada em um condômino em uma região nobre da cidade.
     Júlio é sobrinho do Pastor Oídes José do Carmo, Presidente da Assembleia de Deus – Ministério Campinas e um dos maiores Líderes da Assembleia de Deus Madureira no Brasil.


     Depressão entre Pastores é um Caso Preocupante.



     Ambas as mortes, não teve o motivo revelado por seus familiares, no entanto o número cada vez maior de Pastores que cometem o Suicídio tem se tornado preocupantes nas Igrejas Evangélicas de todo o mundo.


     A cada 40 segundos uma Pessoa comete Suicídio.
     Casal comete Suicídio na mesma Igreja onde se casou há 40 anos nos EUA.


     O Instituto Schaeffer, dos Estados Unidos, chegou a pesquisar sobre a Saúde Mental de Líderes Religiosos e revelou que 70% dos Pastores lutam constantemente com a Depressão, e 71% estão “Esgotados” Física e Mentalmente.
     Segundo esta mesma pesquisa, 80% dos Pastores acreditam que o Ministério Pastoral afeta negativamente suas famílias e 70% dizem não ter um amigo próximo.
     Assim como o número geral de Suicídios, os casos com Vítimas que Lideram Igrejas também têm a Depressão como principal causa.
     Além da doença, fatores como Traições Ministeriais, Baixos Salários, Isolamento, Falta de Amigos e Problemas Conjugais também foram registrados.






24ª parte.





Bispo Abner Ferreira Revela que o Pastor Júlio Cesar estava em Depressão.

     Da Redação JM Notícia, em 19 de dezembro de 2017.

    

     O Religioso, Presidente da Assembleia de Deus da Tijuca (RJ) se matou em sua Residência no dia 12 de dezembro.
     Durante o Velório do Pastor Júlio Cesar, que aconteceu na quarta-feira passada (13), o Bispo Abner Ferreira, Pastor presidente da Assembleia de Deus em Madureira (RJ), revelou que o Pastor sofria de Depressão e fez um alerta sobre a importância de tratar da doença.
     “Ela (depressão), assim como outras doenças precisam ser cuidadas. A morte do Pastor Júlio estava relacionada a um Problema de Saúde e não Espiritual”, declarou.
     O Bispo Ferreira fez questão de abrir o Templo-Sede da Assembleia de Deus Tijuca, onde o Pastor Júlio presidia, para que o Velório acontecesse, atraindo milhares de pessoas, entre a Membresia do Campo, Autoridades Eclesiásticas, Pastores, Presidentes e Cantores.  
     O Pastor Júlio se suicidou no dia 12 de dezembro, dentro de sua casa na cidade de Araruama, na Região dos Lagos (RJ).
     Ele estava sozinho em casa enquanto sua esposa, Pastora Lenícia Bretas, participava de Culto em Ação de Graças por estar fazendo Aniversário.
     Após o Velório, o Corpo do Pastor foi Transladado para Goiânia (GO) onde residem os familiares do Pastor e naquela cidade foi Sepultado.  

     Notícia de Suicídio Abalou as Assembleias de Deus.



VEJA TAMBÉM.


Jean Wyllys processa Abílio Santana e pede R$ 37 mil de indenização.



     O Suicídio do Pastor abalou a Comunidade Evangélica, e diversos Pastores se pronunciaram sobre a amizade que mantinham com o Pastor Júlio Cesar.
     O Pastor Abílio Santana chegou a gravar um Vídeo chorando, dizendo que acordou questionando a Deus o motivo disto ter acontecido.
     “Eu conheço o Pastor Júlio há anos”, declarou ele lembrando que o Pastor Júlio era filho de Osvaldo Silva que foi importante para uma série de Pastores, inclusive ele.
     Santana estava inconformado com as críticas que os internautas fizeram ao saber que o Pastor Júlio havia se matado. “Senhores, ele era um homem de Deus, eu o conhecia de perto”, defendeu.
     “Um homem que dava a vida pelo Reino (…). Você que fala do Pastor Júlio, você não o conhecia”, completou em lágrimas.
     O Pastor Marco Feliciano também gravou um Vídeo dizendo que é importante se preocupar com o Pastor e oferecer apoio, amizade.
     “O seu Pastor é tão humano quanto você”, disse o Deputado Federal.
     “A maioria pensa que o Pastor é um Super-Homem, mas ele não é. Ele é apenas um ser humano. Ame seu Pastor, ajude seu Pastor, seja amigo do seu Pastor”, concluiu ele enviando apoio aos familiares do Pastor Júlio Cesar.  






25ª parte.




UNIVERSO CRISTÃO.



     Pastor Julio César Silva Bretas é Sepultado em Goiânia.



     Por Ezequias Gadelha - Redação CPAD News – 14/12/2017 – 10h50m.


     Ele foi encontrado Morto em sua Casa na cidade de Araruama (RJ).

      “Foto: O Pastor Julio César Silva Bretas, presidente da Assembleia de Deus na Tijuca - Ministério de Madureira, foi encontrado morto na manhã da última terça-feira, dia 12, nas dependências da sua casa localizada na cidade de Araruama, Região dos Lagos do Rio de Janeiro”.




     Segundo Informações da Polícia, que investiga o caso, ele teria se Enforcado, o que gerou grande polêmica em várias regiões do Brasil e do mundo pelo fato do mesmo ser Pastor.
     O fato aconteceu no dia em que a Igreja que ele presidia estava organizando um Culto em Ação de Graças pela passagem do Aniversário de sua esposa, Pastora Lenícia Bretas.
     Por determinação do Bispo Abner de Cássio Ferreira, presidente da Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus Ministério de Madureira - Estado do Rio de Janeiro (CONEMAD-RJ), o Velório foi realizado no Templo-Sede da AD Tijuca, onde o Pastor Julio presidia.
     A Igreja ficou completamente lotada e contou com a presença da Membresia do Campo, várias Autoridades Eclesiásticas, Pastores, Presidentes e Cantores.
     Na oportunidade, o Bispo Abner Ferreira contou que o Pastor Julio estava em tratamento contra a Depressão.
     "Ela (depressão), assim como outras doenças precisam ser cuidadas. A morte do Pastor Julio estava relacionada a um Problema de Saúde e não Espiritual".
     Na manhã de quarta-feira (13), o corpo seguiu para o Aeroporto de Jacarepaguá, onde foi Transladado para a cidade de Goiânia (GO), onde residem os familiares do Pastor.
     O assunto da morte do Pastor Julio causou grande comoção e recebeu testemunhos e homenagens nas redes sociais, como do Pastor e Deputado Federal Marco Feliciano que gravou um vídeo de tributo ao amigo.






26ª parte.





Dois Pastores da Assembleia de Deus Cometem Suicídio e Motivo Choca o Brasil.




     Os inúmeros casos de Depressão entre Líderes Religiosos têm preocupado a Sociedade Evangélica.



     O Suicídio é um problema ainda muito preocupante em todos os países e no Brasil não poderia ser diferente.
     Nos últimos dias, diversos casos foram notificados, mas alguns ganharam mais destaque na mídia nacional.
     A exemplo de dois casos envolvendo Pastores Evangélicos, o que não é algo comum, pois Religiosos geralmente Pregam Não Ao Suicídio em todas as hipóteses. Quando algum deles comete tal atitude, deixa todos chocados.
     A morte desses dois Pastores levantou novamente o debate sobre o Modo Operante das Instituições Religiosas em reação aos seus Líderes, já que em todo o mundo já foram registrados casos de Suicídios.
     Dos recentes casos, o primeiro ocorreu no domingo (10), na cidade de Cornélio Procópio, no Paraná. O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Ricardo Moisés, de 28 anos, tirou a própria vida por Enforcamento.
     O ato foi praticado dentro da Residência, que fica nos Fundos da Igreja onde Ministrava.
     Sua Esposa, que não teve o nome divulgado, contou em entrevista aos órgãos de imprensa locais que, ao chegar em casa, se deparou com o esposo já enforcado.
     Ela ainda acionou o serviço médico e também a polícia.
     Porém, ao chegarem, constataram que o Pastor já estava sem vida.


Mais um Pastor Evangélico se Suicida e Internautas Ficam Chocados.



     O segundo caso ocorreu nessa terça-feira (12), em Araruama, no Rio de Janeiro. O Pastor Júlio César Silva, que foi presidente da Assembleia de Deus Ministério Madureira, decidiu dar um fim em sua vida de maneira trágica.
     Assim como no primeiro caso citado acima, o Pastor também se matou por Enforcamento.
     O corpo do Pastor só foi encontrado horas depois, na varanda de sua casa, que fica localizada em um Condomínio Nobre na cidade carioca.
     A atitude do Pastor tem deixado muita gente sem acreditar, pois ele é sobrinho de um dos maiores líderes da Assembleia de Deus Madureira no Brasil, o Pastor Oídes José do Carmo, que também preside a Assembleia de Deus em toda a região de Campinas, interior de São Paulo.


Casos de Depressão entre Pastores Preocupam a Sociedade Evangélica.




     Não se sabe o que teria motivado essas mortes, mas os casos têm sido cada vez mais frequentes entre Líderes Religiosos.
     Segundo o Instituto Schaeffer, dos Estados Unidos, em uma recente pesquisa sobre a Saúde Mental dos Pastores, cerca de 70% dos Líderes Religiosos vivem um drama terrível na luta contra a Depressão e pelo menos 71% já se encontram em uma situação de Esgotamento Físico e Mental.
     Além da doença, casos de Traições no Ministério, Salários Baixos, Isolamento e Problemas Conjugais também fazem parte das causas que acarretam a triste situação desses líderes.







27ª parte.




ESCÂNDALO: IGREJA UNIVERSAL é Acusada de Tráfico Internacional de CRIANÇAS.



     Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 12h51m, por Thalita Guedes Fontes.


     Uma Equipe de Jornalistas apurou que a IURD vem sequestrando CRIANÇAS há mais de 20 anos.  


     Um dos Maiores Escândalos Envolvendo a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), está Prestes a Explodir no Brasil e em Vários Países da Europa, a Começar por Portugal.
     Uma Equipe de Jornalistas Portugueses da TVI investigaram algumas denúncias contra a IURD, que acabou resultando em um documentário denominado “Os Segredos dos Deuses”, que será exibido em 10 episódios.
     As reportagens denunciam uma Rede de Adoções Ilegais, criadas pela Igreja no País. O esquema, segundo as denuncias, já dura mais de 20 anos.
     As CRIANÇAS foram enviadas para Diversas Partes do Mundo para serem Criadas por Pastores e Bispos, Sem a Autorização das Famílias.

     Leia: Bispo Edir Macedo “Humilha” Obreira durante um Culto no Templo de Salomão.


     Foram entrevistadas Centenas de Mães durante sete meses de Pesquisas, e o caso já passa a ser investigado também pelas Autoridades Portuguesas.
     Duas das Jornalistas que lideraram as Investigações, falaram sobre as denúncias, e sobre o que ouviram das mães que tiveram SEUS FILHOS ROUBADOS.







28ª parte.




TV PORTUGUESA Acusa IGREJA UNIVERSAL de Ter RAPTADO CRIANÇAS.



     Estadão,  Jamil Chade, correspondente, Genebra, 11 de dezembro de 2017, 20h02m.



     A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) teria promovido uma Rede de Raptos de CRIANÇAS com base em LISBOA.
     As revelações começarão a ser publicada a partir desta segunda-feira, 11, pela Emissora de Televisão Portuguesa TVI.
     O Ministério Público em Portugal abriu um Inquérito Interno para apurar as denúncias e o Ministério de Segurança Social do País também estaria avaliando o caso.
     De acordo com a Investigação da Jornalista Alexandra Borges, que durou sete meses e consultou mais de 10 mil documentos, o centro do esquema seria UM LAR ILEGAL que a UNIVERSAL manteve em LISBOA nos anos 1990.
     Dali teriam desaparecidos várias CRIANÇAS e ADOLESCENTES ROUBADOS de suas MÃES.
      "As Crianças eram entregues diretamente no lar, à Margem dos Tribunais, por FAMÍLIAS em DIFICULDADES e acabavam no EXTERIOR, Adotadas, de Forma Irregular, por BISPOS e PASTORES da Igreja", revela a reportagem.
     As Crianças, então, seriam Colocadas à Adoção e Escolhidas por Meio de Fotos.
     A reportagem mostrará como, em um primeiro momento, o lar recebia crianças de Mães em Dificuldades. Elas, porém, eram autorizadas a visitar seus filhos, mas, ao longo dos meses, eram afastadas e desvinculadas das crianças.
     Algumas dessas Mães chegaram a ir aos Tribunais para Tentar Reaver os Filhos, Sem Sucesso.
     Agora, as mães dessas crianças falam pela primeira vez sobre como ocorreram o que elas chamam de Raptos.
     Pessoas que também estavam na UNIVERSAL há 20 anos aceitaram ainda entregar Documentos e Agendas que, segundo a reportagem, apontariam para um Esquema Montado em Lisboa.
     "Estas mães literalmente foram roubadas no que diz respeito aos seus filhos, de quem não sabiam há mais de 20 anos", explicou Alexandra.
     "Esta investigação só foi possível ser conhecida 20 anos depois. Agora, algumas pessoas saíram da Igreja, começaram a ver com distanciamento e guardaram, inclusive, Documentação Original daquela altura. É uma história muito grave", disse a repórter.
     A equipe revela que estava apurando outra história quando, em meio às informações colhidas, esbarrou nos relatos sobre o Envolvimento dos BISPOS.
     "Os Segredos dos Deuses" serão transmitidos a partir desta segunda-feira, em um total de dez episódios.




“CAMPANHA DIFAMATÓRIA”.




     Em nota, a IGREJA UNIVERSAL afirmou que as reportagens promovem "Uma Campanha Difamatória, Mentirosa". "Não podemos tolerar", declarou.
     Segundo o texto, as informações obtidas pela Televisão Portuguesa se baseiam em depoimentos de um EX-PASTOR, que teria deixado a Igreja no Brasil por "condutas impróprias".
     De acordo com a UNIVERSAL, ele deixou de colaborar com a Igreja no fim de 2013, "por acordo voluntário das partes".
     A UNIVERSAL também informou que o seu Escritório Central já foi contatado e que "os seus membros, em Portugal e fora do país europeu, apresentarão Inúmeras Ações contra a TVI em Portugal e no exterior".
     Segundo a nota, as Adoções em Portugal "foram decretadas pelo Tribunal de Família e Menores de Lisboa (capital portuguesa)".
     "As Crianças foram encaminhadas pela Segurança Social e pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para um lar - que evidentemente à época não era ilegal -, e vários pais adotivos se candidataram a adotá-las", alegou a nota.
     "Contam-se pelos dedos de uma mão as crianças que foram adotadas por essa via - com Decisão Judicial, sublinhe-se - por Casais ligados à Universal."



Observações do escriba:


     1ª - No RECANTO das LETRAS pode ser localizado um artigo escrito pelo Pastor José Barbosa de Sena Neto (Acir – pseudônimo?), publicado em 25 de dezembro de 2017, com o título “Tem como salvar pastores do suicídio?”. O Pastor José Barbosa Neto é de Ponta Grossa – Paraná. Em seu artigo ele aborda o Suicídio dos dois Pastores acima mencionados, e aponta a “principal” causa.  

     2ª – Além da forte suspeita da compra da Rede de Televisão Record, pelo Bispo Edir Macedo e outros Pastores, com o dinheiro sujo do NARCOTRÁFICO, agora surgem suspeitas do TRÁFICO de CRIANÇAS em Portugal.
    



     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.
      Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.
     ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Terça-feira, 26 de dezembro de 2017.




Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.



    
     Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Wikipédia. (3) - OUTRAS FONTES.

jorge martins
Enviado por jorge martins em 26/12/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras