Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... A VONTADE... "A IDEOLOGIA de GÊNERO, a IGREJA CATÓLICA, as CIÊNCIAS MÉDICAS, a 'NOVA ORDEM MUNDIAL' e a AUTO-HEMOTERAPIA" - 6ª parte.





A LIBERDADE... A VONTADE... “A IDEOLOGIA de GÊNERO, a IGREJA CATÓLICA, as CIÊNCIAS MÉDICAS, a ‘NOVA ORDEM MUNDIAL’ e a AUTO-HEMOTERAPIA”. – 6ª parte.



Do AI-5 à novela “A FORÇA do QUERER” – 2ª parte.



“A ULTRASSONOGRAFIA durante a GRAVIDEZ” e “Glória Perez”.



TUDO sobre os ULTRASSONS na GRAVIDEZ.



    

     Escrito para o BabyCenter Brasil. Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil.




NESTE ARTIGO.


01 - Como Funciona o ULTRASSOM?
02 - O ULTRASSOM Prejudica o BEBÊ?
03 - Quantos ULTRASSONS são Necessários Durante a GRAVIDEZ?
04 - ULTRASSOM no Primeiro Trimestre.
05 - ULTRASSOM no Segundo Trimestre.
06 - ULTRASSOM no Terceiro Trimestre.
07 - E Se o ULTRASSOM Mostrar Algum Problema?




     “Foto: Confira um Incrível Vídeo em 3D do Desenvolvimento do BEBÊ”.



  

     O ULTRASSOM (também chamado de ULTRASSONOGRAFIA ou ECOGRAFIA) é um EXAME NÃO-INVASIVO que usa ONDAS de SOM para criar uma Imagem do BEBÊ, da PLACENTA, do ÚTERO e de OUTROS ÓRGÃOS.

     Com ele, o médico tem acesso a informações importantes sobre o Progresso da GRAVIDEZ e sobre a Saúde do BEBÊ.



Como funciona o ULTRASSOM?




     PAIS e MÃES aguardam ansiosos pelo exame para que possam dar a primeira olhadinha em seus FILHOS, e muitas vezes mostrar "fotos" para o resto da FAMÍLIA.
     Isso sem contar a aguardada DESCOBERTA do SEXO do BEBÊ.
     Por mais emocionante que esse momento seja, é fundamental lembrar que o Objetivo Primordial do Ultrassom é checar se o BEBÊ está se Desenvolvendo Bem.
     Durante o teste, o ULTRASSONOGRAFISTA lança ondas de som em alta frequência para dentro do ÚTERO, e essas ondas atingem o BEBÊ.
     O COMPUTADOR traduz os sons de eco que são recebidos de volta em IMAGENS de VÍDEO, que revelam então o FORMATO do BEBÊ, sua Posição e seus Movimentos.
     Para facilitar, ele passa um GEL sobre a sua BARRIGA e depois um APARELHINHO sobre o GEL.
    

     Observação do escriba: - Tanto o GEL como o APARELHINHO é colocado na BARRIGA da MULHER. Por Quê? Porque só a MULHER tem ÚTERO e, só a MULHER pode ENGRAVIDAR! Entendem?


     Existe também o ULTRASSOM INTRAVAGINAL, usado no comecinho da gravidez, até 11 semanas.
     As ondas de ultrassom também são usadas no aparelho que os OBSTETRAS utilizam para ouvir os Batimentos Cardíacos do BEBÊ.


     Observação do escriba: Por que OBSTETRA? Quem procura um ou uma OBSTETRA são as MULHERES! Se um HOMEM procurar um OBSTETRA ele não gosta de SAMBA. Ou seja, ou é DOENTE da CABEÇA ou é DOENTE do PÉ!



O ULTRASSOM prejudica o BEBÊ?



    
     Estudos realizados ao longo dos últimos 35 anos não mostraram nenhuma indicação de que a ultrassonografia seja prejudicial.
     Há quem diga que o exame incomoda o bebê, mas não há pesquisas mais aprofundadas que comprovem isso. Como o som não é audível ao ouvido humano, não deve ser detectado pelo bebê.



     Observação do escriba: O SOM do "ULTRASSOM" não é AUDÍVEL ao OUVIDO HUMANO!



     Ultrassons não envolvem RADIAÇÃO, como é o caso de RAIOS-X.
     Por outro lado, os especialistas recomendam NÃO EXAGERAR nesse tipo de exame, já que ultrassons são UMA FORMA de ENERGIA, e, PODE SER que afetem o BEBÊ, mesmo que AINDA NÃO SE SAIBA COMO.
     O cuidado deve ser maior principalmente no PRIMEIRO TRIMESTRE, quando o BEBÊ é mais vulnerável a Fatores Externos.
     Para não ficar confuso demais, pense assim: Não é preciso ter medo de fazer ultrassons, mas não fique fazendo um monte só por curiosidade de ver o BEBÊ.



Quantos ULTRASSONS são necessários durante a GRAVIDEZ?



     O mais comum é fazer uma ultrassonografia por volta das 13 semanas (entre 11 e 14 semanas) e uma mais detalhada perto das 20 semanas de GESTAÇÃO, o chamado ULTRASSOM MORFOLÓGICO.
     O ideal é fazer mais uma entre a 34ª e a 37ª semana, porém não há regra sobre o número total.
     O exame pode ser feito a qualquer momento - no comecinho da GRAVIDEZ, para descartar uma GESTAÇÃO ECTÓPICA, e bem perto do NASCIMENTO, para avaliar o NÍVEL de LÍQUIDO AMNIÓTICO, por exemplo.
     Se, por algum motivo, só se puder fazer um ultrassom, o OBSTETRA deve optar pelo da 20ª semana.
     O exame costuma ser feito em laboratórios ou no hospital, mas alguns médicos possuem o aparelho no próprio consultório, o que permite às MÃES verem o BEBÊ a cada consulta.


     Observação do escriba: - O BEBÊ pode ser visto pelas MÃES e também pelos PAIS. Porém, se o PAI for só é SAMBA...



ULTRASSOM no Primeiro Trimestre.





     O OBSTETRA pode pedir um ultrassom nos primeiros três meses de GRAVIDEZ pelos seguintes motivos:


     Descartar um ABORTO ESPONTÂNEO.
Se você tiver SANGRAMENTO VAGINAL no começo da GRAVIDEZ, o médico pode pedir um ultrassom para descartar a possibilidade de ABORTO.



     Observação do escriba: - Aborto, Sangramento Vaginal e Gravidez só quem tem são as MULHERES!


     A partir de 07 semanas de GRAVIDEZ, os Batimentos Cardíacos do BEBÊ já devem estar perceptíveis (considerando um CICLO MENSTRUAL de 28 dias).



     Observação do escriba: CICLO MENSTRUAL só quem tem são as MULHERES! Entendem?


     Quando se vê o Coração do BEBÊ Batendo, a chance de a GRAVIDEZ prosseguir sem problemas é de mais de 97 por cento.
     É importante lembrar que é muito difícil determinar exatamente quando a CONCEPÇÃO ocorreu. Por isso, se você não vir o Coração do BEBÊ Batendo no Ultrassom, tente não se desesperar.
     O médico deve esperar mais uma semana e pedir uma nova ecografia. Pode ser que o BEBÊ tenha sido CONCEBIDO mais tarde do que você imaginava.

     Descartar GRAVIDEZ ECTÓPICA ou MOLAR.
     O SANGRAMENTO VAGINAL (junto com outros sintomas) também pode ser indicação de uma GRAVIDEZ ECTÓPICA ou MOLAR.
     No caso de uma GRAVIDEZ ECTÓPICA, quando o EMBRIÃO começa a se desenvolver FORA do ÚTERO, o médico tentará localizar o SACO GESTACIONAL.
     Numa GRAVIDEZ MOLAR, em que a PLACENTA é anormal e o BEBÊ não é viável, o ultrassonografista visualiza uma figura bem diferente da que deveria ser a do BEBÊ.



     Observação do escriba: - GRAVIDEZ ECTÓPICA, GRAVIDEZ MOLAR, EMBRIÃO e PLACENTA só quem tem são as MULHERES. Alguém aí do outro lado já ouviu falar sobre Pesquisas com Células Tronco EMBRIONÁRIAS Humanas? Pois é...






Determinar a Idade GESTACIONAL.





     Quando a MULHER não sabe a data de sua última MENSTRUAÇÃO, o médico pode pedir uma ultrassonografia para determinar há quanto tempo ELA ESTÁ GRÁVIDA, através da MEDIÇÃO do BEBÊ.



     Observação do escriba: - Por gentileza, não confundir ELA ESTÁ GRÁVIDA com ELE ESTÁ GRÁVIDO! Se ele aparentar uma suposta GESTAÇÃO, tenha “certeza” que ele deve ser um BEBÊ (RRÃO) de CERVEJAS!



     Entre as 07 e as 13 semanas de GESTAÇÃO, a Medida Craniocaudal (da cabeça até o bumbum do BEBÊ) consegue determinar a Idade GESTACIONAL com bastante precisão.
     Determinar se há MAIS de um BEBÊ. Se você tiver se submetido a Tratamentos de Fertilidade ou o médico desconfiar de GÊMEOS ou MÚLTIPLOS, ele vai pedir um ultrassom para saber quantos BEBÊS há na sua BARRIGA.




ULTRASSOM no Segundo Trimestre.




     Você deve ser submetida aos seguintes ultrassons:

TRANSLUCÊNCIA NUCAL. Perto das 13 semanas, o médico pode pedir uma ULTRASSONOGRAFIA para fazer o exame de Translucência Nucal - a medição de uma dobra específica na NUCA do BEBÊ e a verificação da presença do OSSO NASAL.
     Isso ajuda a detectar Sinais de Problemas Genéticos como a Síndrome de Down.
     O momento ideal para a realização do exame é na 12ª semana.
     Na maioria dos casos o resultado é tranquilizador. Mas, se o médico desconfiar de alguma alteração, pode sugerir a realização de Exames Genéticos Mais Invasivos, como a Biópsia do Vilo Corial ou AMNIOCENTESE.




     Observação do escriba: - Só as MULHERES têm LÍQUIDO AMNIÓTICO. Portanto, só as MULHERES realizam AMNIOCENTESE.


    
     No ultrassom realizado nessa fase, ainda não dá para determinar com certeza o SEXO do BEBÊ. O ultrassonografista pode arriscar um chute, pelo Ângulo do Apêndice Genital - mas a chance de acerto não passa de 80 por cento.





ULTRASSOM MORFOLÓGICO.




     Essa é a ULTRASSONOGRAFIA Mais DETALHADA, que pode levar Mais de Meia Hora. Ela é feita por volta das 20 semanas, e nela já dá para ver o SEXO do BEBÊ.
    


     Observação do escriba: - O SEXO de um BEBÊ pode ser determinado com muita precisão no final do (5º) quinto mês de GESTAÇÃO.


     O ultrassonografista vai verificar o Coração do BEBÊ e Suas CÂMARAS, a Formação do Cérebro, os Órgãos Digestivos e outros sistemas. Também vai Medir a Cabeça do BEBÊ e o Fêmur, o Osso da Coxa, para ver se o Crescimento está Dentro da Média.
     No exame também é possível determinar a Localização da PLACENTA. Se ela estiver bloqueando a abertura do Colo do ÚTERO (PLACENTA PRÉVIA), o médico vai pedir novos ultrassons para ver se ela mudou de lugar. Na grande maioria dos casos ela muda.
     No caso de ainda estar cobrindo o Colo do ÚTERO no fim da GESTAÇÃO, o BEBÊ terá de NASCER obrigatoriamente de CESARIANA.



     Observação do escriba: - Parto Natural ou Parto Normal, Parto Cesariano ou Cirurgia Cesariana só são realizadas em MULHERES.


     O Exame pode ser feito com Doppler, um sistema que mostra o Fluxo de Sangue no ÚTERO, na PLACENTA e no BEBÊ, com as cores azuis e vermelhas.
     Se o médico desconfiar de alguma anormalidade, ele pode pedir a realização específica de um ULTRASSOM em TRÊS ou QUATRO DIMENSÕES,  que dá uma Imagem mais Detalhada do BEBÊ e é capaz de detectar problemas como o Lábio Leporino, por exemplo.
     Ou o médico pode pedir um Ultrassom Específico do Coração do Bebê, a ECOCARDIOGRAFIA FETAL.



ULTRASSOM no Terceiro Trimestre.





     No fim da GRAVIDEZ, o OBSTETRA pode pedir um ultrassom para determinar a causa de SANGRAMENTOS VAGINAIS (problemas na PLACENTA, por exemplo), para acompanhar o crescimento do BEBÊ, para verificar o Nível do Líquido Amniótico e para determinar a Posição do BEBÊ e da PLACENTA.



E se o ULTRASSOM mostrar algum problema?



     Não entre em pânico. Muitas vezes um novo exame é realizado algum tempo depois e elimina a desconfiança de que haja alguma coisa errada.
     SÃO RAROS os casos em que o BEBÊ realmente tem um problema. Mas, se isso acontecer, as informações coletadas na ultrassonografia ajudarão os médicos a oferecer o melhor tratamento possível.
     Problemas Cardíacos, por exemplo, podem ser tratados com remédios enquanto o BEBÊ ainda está no ÚTERO.
     Outras anormalidades como um Bloqueio no Sistema Urinário, podem ser tratadas com CIRURGIA AINDA DENTRO DA BARRIGA.
     E saber com antecedência de eventuais problemas ajuda os médicos a terem tudo organizado para dar o melhor atendimento ao BEBÊ logo depois que ele NASCER.
     Também colabora para que a MULHER e sua FAMÍLIA se preparem para enfrentar a situação.





GLÓRIA PEREZ.



     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



     Glória Maria Rebelo Ferrante, mais conhecida como Glória Perez (Rio Branco, 25 de setembro de 1948 – 69 anos), é uma autora de telenovelas, séries e minisséries brasileiras, premiada com o Emmy.




BIOGRAFIA.



     Nascida em Rio Branco, no Acre, Gloria é filha do advogado Miguel Jerônimo Ferrante e da professora Maria Augusta Rebelo Ferrante, ambos nascidos e criados em Rio Branco.
     Sua mãe era filha de um piauiense com uma cearense, os quais deixaram o Nordeste em busca de uma vida melhor em Rio Branco.
     Seu pai era filho de italianos que vieram para o Brasil, mais especificamente São Paulo, em busca de trabalho.
     Seu avô paterno era um italiano que trabalhava como operário mecânico e que fugiu da Cidade de São Paulo por ter sido denunciado por envolvimento com o MOVIMENTO ANARQUISTA.
     Ao chegar no Acre, conheceu a avó de Glória, uma viúva italiana recém-chegada ao Brasil, com quatro filhos pequenos.
     Após alguns meses juntos, casaram-se e tiveram o pai de Glória e mais dois filhos. Glória tem um único irmão chamado Saulo, que é MÉDICO.
     Revela ter tido uma infância simples, onde nadava em rios e subia em árvores, mas que sempre gostou muito de ler e escrever e era dedicada aos estudos.
     Aos 15 anos, sua família mudou-se para a recém-construída capital federal para que ela pudesse continuar estudando, pois em sua cidade natal só havia escolas até o ginásio.
     Em Brasília, cursou o ensino médio em escola pública e entrou para a Universidade de Brasília (UnB), onde cursou 03 anos de Direito, abandonando o curso em 1968, quando a universidade foi invadida por militares.
     Na época, queria cursar História, mas seu pai não a deixou se mudar sozinha para o Rio de Janeiro, onde tinha parentes, só conseguindo se mudar um ano depois, já com o noivo, o qual conheceu em Brasília.
     No Rio, prestou vestibular e passou, mas só formou-se em História pela UFRJ após o nascimento dos filhos.
     A autora chegou a cursar mestrado em História do Brasil, também na UFRJ, mas não chegou a defender sua tese.
     Durante sua elaboração, aceitou o convite de Janete Clair e optou pela carreira na televisão.
     Em 1969, após um ano vivendo juntos, casou-se com o engenheiro Luiz Carlos Saupiquet Perez (1940-1994), falecido de LEUCEMIA.
     O casal teve três filhos: - Daniella (1970-1992), Rodrigo (1972) e Rafael (1977-2002). Glória e Luiz Carlos se divorciaram em 1984.
     No mesmo ano começou a namorar o advogado Carlos Magnus Costa, e em 1985 casaram-se, mas em 2012 divorciaram-se.
     DUAS TRAGÉDIAS abalaram a vida de Glória: - Sua filha, Daniella Perez, que na época tinha apenas 22 anos e trabalhava como atriz em uma novela que Glória escrevia, De Corpo e Alma, foi brutalmente assassinada à punhaladas em 28 de dezembro de 1992 pelo colega de trabalho Guilherme de Pádua e por sua esposa Paula Thomaz.
     Rafael, seu filho caçula, portador de Síndrome de Down, veio a falecer aos 25 anos, em 28 de novembro de 2002, vítima de Infecção Intestinal Generalizada, após uma CIRURGIA em Brasília.
     A TRAGÉDIA que ocorreu com DANIELLA PEREZ e o medo de que os RÉUS fossem beneficiados pela JUSTIÇA foi o que moveu a AUTORA em uma campanha apoiada pela GRANDE MÍDIA que recolheu mais de UM MILHÃO de ASSINATURAS, resultando na inclusão do HOMICÍDIO na Lei dos Crimes Hediondos.
     Glória tem quatro netos, filhos de Rodrigo, que é casado. Em 2009 enfrentou outro drama: - Descobriu ter um LINFOMA, um tipo de câncer, e passou todo esse mesmo ano realizando CIRURGIAS e sessões de QUIMIOTERAPIA, além de ter precisado consumir vários medicamentos regularmente. Felizmente, se curou da doença.



VIDA PROFISSIONAL.



    
     O início de fato de sua carreira se deu em 1983, quando colaborou com Janete Clair, em Eu Prometo.
     Com o falecimento da autora titular, Glória assumiu a responsabilidade e levou a história até o fim, com supervisão de texto de Dias Gomes.
     No ano de 1979, Glória já havia trabalhado na TV como pesquisadora de texto ao lado de Ana Maria Magalhães na telenovela Memórias de Amor, por sugestão do autor da telenovela Wilson Aguiar Filho, que é primo de Glória Perez.
     No ano seguinte, assinou com Aguinaldo Silva uma parceria para a telenovela Partido Alto, primeira novela de ambos como autores-titulares.
     Em 1984 apresentou a sinopse de Barriga de Aluguel, tema polêmico e desconhecido na época. O projeto ficou na gaveta por ser considerado "fantasioso" e "inverossímil".
     Glória foi para a TV Manchete, onde escreveu a novela Carmem, um projeto de José Wilker, então diretor artístico da Casa.
     A novela conseguiu altos índices de audiência, chegando a superar a Rede Globo.
     Devido ao sucesso, a autora voltou à sua antiga emissora para escrever a minissérie Desejo, tendo grande êxito.
     No mesmo ano, foi ao ar, finalmente, a novela Barriga de Aluguel. A trama, que conseguiu grande sucesso, teve seu término após 243 capítulos, sendo uma das maiores novelas em número de capítulos.
     Em 1992, Glória lançou De Corpo e Alma, marcada pelo assassinato de sua filha, a atriz Daniella Perez, cometido pelo colega de cena, Guilherme de Pádua.
     Glória teve de tirar uma folga de 15 dias, e declarou que só voltou a escrever "para continuar vivendo" e manter a sanidade apesar do trauma.
     Em 1995, Glória levou ao ar Explode Coração, uma trama que falava sobre a INTERNET e as novas possibilidades que ela abria para a humanidade, incluindo a de promover encontros improváveis: - No caso da novela, a de um político importante e uma garota cigana, protagonizada por Tereza Seiblitz.
     Uma das curiosidades dessa novela é que Glória criou um programa muito semelhante ao Skype, que ainda estava longe de existir, através do qual os protagonistas se conheciam.
     Além disso, na abertura, Hans Donner antecipa Steve Jobs mostrando uma tela touch screen.
     Em 1998, escreveu a minissérie Hilda Furacão, protagonizada por Ana Paula Arósio, Danton Mello e Rodrigo Santoro, baseada no romance de Roberto Drummond (vivido por Danton Mello na minissérie).
     No mesmo ano, Glória escreveu um episódio para a série Mulher,  que retratava um tema também pouco discutido e polêmico: - O intersexo.
     No fim de 1998, Glória assinou o remake de Pecado Capital, baseado na novela original de Janete Clair.
     Entre 2001 e 2002 escreveu o grande sucesso O Clone, exibido pela Rede Globo entre os mesmos anos, e que falava da experiência de CLONAR UM SER HUMANO, contrapondo os Valores do Ocidente desafiando e querendo tomar o lugar de DEUS na Fabricação da Vida, e aos Valores da Sociedade Muçulmana.
     Em 2012, quando a maior feira de televisão do mundo - MIPCOM - selecionou os 50 programas mais importantes dos últimos 50 anos, O Clone foi o único programa brasileiro incluído na lista.
     Além disso, a mesma teve uma versão latina nos Estados Unidos, chamada El Clon, realizada pela Telemundo.
     Em 2003, Glória criou o seriado A Diarista, que foi ao ar no mesmo ano como especial de fim de ano.
     Obtendo grande sucesso, a série entrou para a grade oficial da Rede Globo em abril de 2004, desta vez escrita por Aloísio de Abreu e Bruno Mazzeo.



     “Foto: Glória em palestra”.


     Em 2005, escreveu a telenovela América, que tratava do drama dos brasileiros obcecados pelo "sonho americano", que se entregavam nas mãos dos coyotes para tentar atravessar a fronteira através do México e tentar a vida nos Estados Unidos.
     Em 2007, lançou a minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, que mostrou a história do Acre e seus povos e revelou como o local se tornou um território brasileiro através da luta de sua gente.
     Em 2009, Glória lançou a telenovela Caminho das Índias, que teve como temática a Cultura Indiana.
     No mesmo ano, foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
     Caminho das Índias foi a primeira novela brasileira a ganhar um Emmy Internacional de melhor novela.
     Em outubro de 2012, estreou Salve Jorge, que teve como tema o Tráfico Internacional de Pessoas.
     A novela falou do Drama dos Brasileiros Traficados e Escravizados no Exterior, atraídos por tentadoras propostas de trabalho.
     No início de 2013, Glória também se destacou com a minissérie O Canto da Sereia, na qual supervisionou o texto.
     Uma marca das novelas de Glória Perez são as campanhas de alcance social que ela introduz em suas tramas: - Crianças Desaparecidas, Dependentes Químicos, Saúde Mental, Tráfico Humano, etc.
     A campanha contra as drogas de O Clone foi premiada nos Estados Unidos, pelo FBI e pelo DEA.
     Os atores Eri Johnson, Eliane Giardini, Juliana Paes, Rodrigo Lombardi, Raul Gazolla, Stênio Garcia, Totia Meirelles, Vera Fischer, Murilo Rosa, Cleo Pires, Nivea Maria, Victor Fasano, Jandira Martini, Paula Pereira, Christiane Torloni, Antonio Calloni, Daniela Escobar, Cissa Guimarães, Neuza Borges e Reginaldo Faria são presenças constantes em seus trabalhos, além do ator Guilherme Karan (falecido em 2016).
     Em 2013, Glória anuncia que escreveu uma série sobre um serial killer que teria a direção de Amora Mautner (que posteriormente deixou a produção para se dedicar à nova telenovela de João Emanuel Carneiro, sendo assumido por Mauro Mendonça Filho) e teria o título provisório de Dupla Identidade.
     Para fazer a série que estreou em setembro de 2014, trabalha com base em conversas com PSIQUIATRAS e especialistas em PERFIS PSICOLÓGICOS.
     Além disso, criou um blog em que publica o que pesquisa para a série.
     Em 2017, Glória volta ao horário nobre com A Força do Querer, sob a direção de Rogério Gomes. A telenovela vai abordar sobre a Transexualidade e o amor bandido.



HOMENAGENS e DEDICAÇÕES.



     Glória foi homenageada pela Prefeitura, ao dedicarem seu nome em uma escola estadual em Rio Branco-AC, onde a autora nasceu. Denominada ESCOLA ESTADUAL GLÓRIA PEREZ.

    

     Sobre Carreira, Novelas, Séries, Minisséries e Prêmios, peço a colaboração dos leitores para consultarem a Wikipédia.


     Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 11 referências, e uma bibliografia sobre Glória Perez.


ALGUMAS REFERÊNCIAS CURIOSAS.




     01 - «Barriga de Aluguel - Curiosidades». Memória Globo. Consultado em 28 de fevereiro de 2014.


     02 - Natalia Castro (27 de abril de 2014). «Escrevi para continuar vivendo', afirma Glória Perez sobre a volta ao trabalho após a morte da filha». O Globo.


     03 - «Época - NOTÍCIAS - Os 100 brasileiros mais influentes de 2009». revistaepoca.globo.com. Consultado em 20 de Dezembro de 2009.


     04 - «Glória Perez escreve série e explica fim da parceria com Wolf Maya: Foi ele que me abandonou». Caras Online. 30 de agosto de 2013. Consultado em 24 de janeiro de 2014.





Categorias:
• Nascidos em 1948.
• Autores de telenovela do Brasil.
• Dramaturgos do Brasil.
• Naturais de Rio Branco (Acre).
• Roteiristas premiados com o Prêmio Contigo! de TV.



     Esta página foi editada pela última vez às 06h12min de 05 de novembro de 2017.


     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.
      Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.
     ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Quinta-feira, 09 de novembro de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.



     Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Wikipédia. (3) – Conselho Médico BABY CENTER Brasil. (4) – Outras Fontes.

jorge martins
Enviado por jorge martins em 09/11/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras