Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... A VONTADE... "Mensagem de FÉ, OTIMISMO e PERSEVERANÇA para a Professora e Poetisa Tânia Meneses" - 2ª parte.




A LIBERDADE... A VONTADE... “Mensagem de FÉ, OTIMISMO e PERSEVERANÇA para a Professora e Poetisa Tânia Meneses” – 2ª parte.


     AVISO INICIAL - A 3ª parte sobre a importância do estudo da MEDULA ÓSSEA para desatar o nó sobre a AUTO-HEMOTERAPIA será escrito proximamente. Tenho muita coisa para ler, tenho muito a pesquisar e tenho muito que escrever. Estamos apenas no começo da luta. E tem mais: - Estou estudando teoria musical e aperfeiçoando a aprendizagem de VIOLÃO. Não estou perdendo tempo de maneira alguma!
     SEGUNDO AVISO – Os textos sobre “AS BATALHAS do Dr. LUIZ MOURA” terão continuidade.
     TERCEIRO AVISO – Os textos sobre “Teorias Conspiratórias” também terão continuidade.



CIRURGIA de CATARATA.




     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



     “Foto: Cataract in Human Eye-Magnified view seen on examination with a slit lamp”.




     A CIRURGIA de CATARATA ou FACECTOMIA é a remoção do CRISTALINO do OLHO que tornou-se OPACO, referenciado como CATARATA.
     CRISTALINO é uma LENTE que temos no nosso OLHO e que como o próprio nome diz é TRANSPARENTE.
     Com o passar dos anos e devido as variações metabólicas das fibras do CRISTALINO induzidas principalmente pela radiação ultravioleta, essa LENTE NATURAL perde a transparência, ficando opaca, AMARELADA. Isso é o que é chamado de CATARATA.
     A perda de transparência do CRISTALINO causa diminuição da ACUIDADE VISUAL.
     Durante a CIRURGIA a LENTE NATURAL é removida e substituída por uma LENTE SINTÉTICA, chamada LENTE INTRAOCULAR, sendo assim recuperada a TRANSPARÊNCIA. (fonte http://www.medicodeolhos.com/2010/04/catarata-diagnostico-e-cirurgia.html).
     Atualmente existem DUAS técnicas de CIRURGIA de CATARATA. A FACECTOMIA EXTRACAPSULAR, onde é feita uma abertura grande no OLHO e a LENTE é implantada direto dentro do OLHO.
     Já a técnica mais moderna da CIRURGIA de CATARATA, chamada FACOEMULSIFICAÇÃO, ocorre por uma abertura pequena no OLHO e a LENTE INTRAOCULAR entra dobrada através dessa pequena abertura.
     Com isso, nessa técnica moderna da CIRURGIA de CATARATA, como a abertura no OLHO é menor, a INFLAMAÇÃO no pós operatório também é menor, os risco são menores, a necessidade de fazer sutura (dar pontos) é menor ou mesmo inexistente.
     A FACOEMULSIFICAÇÃO é muito superior à FACECTOMIA e isso contribuiu muito para o sucesso da CIRURGIA de CATARATA em todo o MUNDO.
     No entanto, a FACOEMULSIFICAÇÃO envolve um custo muito elevado devidos aos equipamentos usados e a LENTE INTRAOCULAR PRÓPRIA para esse tipo de técnica. Por isso, em alguns lugares, a TÉCNICA EXTRACAPSULAR ainda é utilizada.
     A CIRURGIA é feita sob ANESTESIA LOCAL, o paciente não precisa dormir no hospital (internação de curta permanência ou internação-dia). A taxa de sucesso supera os 90%, com uma taxa de complicações muito pequena.
     PORÉM, durante um MUTIRÃO de CIRURGIAS de CATARATA, do governo do Amazonas, em Nova Olinda do Norte (AM) 18 IDOSOS ficaram CEGOS após a OPERAÇÃO.




Observações do escriba:


     1ª – Na Wikipédia está disponível apenas uma referência sobre o assunto.

     2ª – Porém, na Wikipédia, são encontradas três bibliografias sobre CIRURGIA de CATARATA.






Categoria:


OFTALMOLOGIA.


     Esta página foi editada pela última vez às 17h56min de 21 de dezembro de 2014.



     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
      Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.
     ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Sábado, 15 de julho de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.



     Fontes: - (1) – Wikipédia. (2) – OUTRAS FONTES.


jorge martins
Enviado por jorge martins em 15/07/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras