Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... A VIDA... "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". - Considerações Finais. (4ª parte) - 67ª parte.




AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA...*


Artigo Extra.



Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.



Considerações Finais – (4ª parte).



67ª parte.




VIDA – “Eu sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA”. – (DEUS). (Página Infinita...).



     O 12º artigo sobre RELIGIÃO/TEOLOGIA foi publicado no dia 13 de abril do corrente ano, quando então começamos a abordar o ESPIRITISMO (1ª parte).
     Na página 732 do nosso dicionário encontramos: - ESPIRITISMO (espírito + ismo). 1. DOUTRINA (e prática) segundo a qual os espíritos dos mortos podem entrar em contato com os vivos, principalmente pela ação dos médiuns, e manifestar-se por toques, movimentos de objetos e certas formações materiais (ectoplasmas). 2. CULTO RELIGIOSO fundado nessa DOUTRINA e prática. Baixo ESPIRITISMO. Práticas do ESPIRITISMO com fins de feitiçarias.
     Fomos consultar a Wikipédia, que, entre outras coisas, nos ensina o seguinte: -
     ... ESPIRITISMO, DOUTRINA ESPÍRITA, KARDECISMO ou ESPIRITISMO KARDECISTA é uma DOUTRINA RELIGIOSA e Filosófica Mediúnica ou Moderno ESPIRITUALISTA.
     ... Foi “CODIFICADA” pelo pedagogo FRANCÊS Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo ALLAN KARDEC.
     ... a CODIFICAÇÃO é composta por “O LIVRO dos ESPÍRITOS”, “O  LIVRO dos MÉDIUNS”, “O EVANGELHO segundo o ESPIRITISMO”, “O CÉU e o inferno” e “A GÊNESE”.
     ... ALLAN KARDEC foi um HOMEM. Mais uma vez o “Clube do Bolinha” se faz presente.
     No 13º artigo (2ª parte sobre ESPIRITISMO) escrevemos: -  
     ... Nos ESTADOS UNIDOS, desde os primórdios de seu aparecimento, o ESPIRITISMO tem sido mais comumente denominado “MODERNO ESPIRITUALISMO”, em face da introdução de um caráter CIENTÍFICO-FILOSÓFICO-RELIGIOSO novo nas ideias já existentes do ESPIRITUALISMO.
     ... O médium e filantropo brasileiro CHICO XAVIER, considerado fortemente no ESPIRITISMO como uma grande exemplo de BONDADE e HUMILDADE. CHICO XAVIER também era HOMEM.
     ... No caso do ESPIRITISMO, a principal diferença entre esta DOUTRINA e a maioria das demais RELIGIÕES é sua CRENÇA na possibilidade de COMUNICAÇÃO entre o mundo CORPORAL e o mundo ESPIRITUAL.
    

Observações do escriba:

     1ª – Os ESPÍRITAS acreditam na existência de DEUS e afirmam que o UNIVERSO foi uma CRIAÇÃO de DEUS. Aqui se incluem todos os seres RACIONAIS, inclusive JESUS CRISTO.  

     2ª - Para os ESPÍRITAS, DEUS não é alguém, mas é ALGO ou ALGUMA COISA dotada de INTELIGÊNCIA SUPREMA.

     3ª – Os ESPÍRITAS rejeitam o DOGMA da SANTÍSSIMA TRINDADE.    

    4ª – Da mesma forma que os ESPÍRITAS, os DEÍSTAS rejeitam o DOGMA da SANTÍSSIMA TRINDADE.

     5ª – Os ESPÍRITAS acreditam na REENCARNAÇÃO, ou seja, na volta do ESPÍRITO à MATÉRIA, tantas vezes quanto necessário, como o MECANISMO NATURAL para se alcançar o APERFEIÇOAMENTO MATERIAL e MORAL.

     6ª – Etc.

     No 14º artigo (3ª parte sobre ESPIRITISMO), nós mostramos que existe uma proximidade muito grande entre a CIÊNCIA e o ESPIRITISMO. Na atualidade muitos pesquisadores estão se dedicando ao chamado ESPIRITISMO CIENTÍFICO.  
     ... No artigo em questão (14º) é mencionado o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, conhecido como “O Médico dos Pobres” e “O KARDEC brasileiro. Para dizer que nunca falei mal do “Clube dos Bolinhas”, Dr. Bezerra de Menezes também era HOMEM.
     No 15º artigo (4ª parte sobre ESPIRITISMO) destacamos o seguinte: -
     ... A posição OFICIAL da IGREJA CATÓLICA PROÍBE TERMINANTEMENTE aos seus FIÉIS assistir a SESSÕES MEDIÚNICAS realizadas ou não com o auxílio de MÉDIUNS ESPÍRITAS.  
     Observação do escriba: A IGREJA CATÓLICA deveria se preocupar mais em coibir os casos crescentes de PEDOFILIA entre os seus pares.
     ... O ESPIRITISMO defende a REENCARNAÇÃO. No entanto, para boa parte das RELIGIÕES CRISTÃS, a REENCARNAÇÃO está em desconformidade aos ensinamentos da BÍBLIA, a RESSURREIÇÃO, ao conceito de SALVAÇÃO e do ETERNO SUPLÍCIO.
     Observação do escriba: Não acredito na RESSURREIÇÃO e nem na REENCARNAÇÃO. Ratifico minha CRENÇA em DEUS.
     ... A CRENÇA de que o HOMEM poderia REVIVER é antiga e fazia parte dos DOGMAS JUDEUS, porém não era determinado de que maneira o fato iria ocorrer, pois apenas tinham vagas e incompletas noções acerca da ALMA e de sua ligação com o CORPO.
      Observação do escriba: Só se nasce uma vez, só se vive uma vez e só se morre uma vez. Então, VIVA à VIDA e VIVAM a VIDA!
     No 16º artigo (5ª parte sobre ESPIRITISMO), eis os destaques: -
     ... Associação MÉDICO-ESPÍRITA Internacional, Associação MÉDICO-ESPÍRITA do Brasil, ESPIRITISMO no Mundo, Primeiro Congresso ESPÍRITA Mundial, realizado no Brasil em 1948, Temática ESPÍRITA na Mídia Audiovisual (Seriados de TV, Telenovelas e Cinema).    
     ... Principais TELENOVELAS que abordam a temática ESPÍRITA: - “Somos Todos Irmãos” (1966) – TV Tupi, “A Viagem” (1975) – TV Tupi e TV Globo (1994), “O Profeta” (1977) TV Tupi e TV Globo (2006), “Anjo de Mim” (1996) TV Globo, “Alma Gêmea” (2005) TV Globo, “Escrito nas Estrelas” (2010) TV Globo e “Amor Eterno Amor” (2012) TV Globo.
     No artigo de número 17 (6ª e última parte sobre o ESPIRITISMO) eis o principal destaque: -
     ESPÍRITO – (latim sipiritu). 1. Princípio animado ou VITAL que dá VIDA aos organismos FÍSICOS; sopro VITAL, ALMA. 2. RELIGIÃO. Ser sobrenatural da NATUREZA dos ANJOS. 3. FOLCLORE. Assombração, visagem, abantesma, ALMA, “encosto”. 4. As FACULDADES MENTAIS do HOMEM, em contraposição à parte FÍSICA, à CARNE: O ESPÍRITO na VERDADE está pronto, mas a CARNE é FRACA (Evangelho de São Mateus, 26, 41), etc... (página 732 do nosso dicionário).
          A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
           Se DEUS nos permitir voltaremos AMANHÃ. Mas poderá ser a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.
           PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.
    

Aracaju, capital de Sergipe (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), terça-feira, 20 de setembro de 2016.



Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573 - “BANQUEIRO” e Um Eterno Aprendiz.



          Fontes: (1) – DEUS. (2) – Os BEIJA-FLORES. (3) - As FLORES (4) – Um JARDIM. (5) - Um VIOLÃO. (6) – MÚSICAS. (7) – RECANTO das LETRAS – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (8) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel – 11ª EDIÇÃO – 1989 – página 732 + Uma Página INFINITA... - Volume II + Volume INFINITO... - (9) – Outras fontes.

jorge martins
Enviado por jorge martins em 20/09/2016
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras