Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... A VIDA... "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". - Considerações Finais - (1ª parte) - 64ª parte.



AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA...*


Artigo Extra.



Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.



Considerações Finais – (1ª parte).



64ª parte.




VIDA – “Eu sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA”. – (DEUS). (Página Infinita...).

  


     Começo a escrever o presente artigo hoje (2ª feira, 19 de setembro de 2016 às 07 horas e 47 minutos), não sabendo informar com exatidão aos leitores o dia e nem o momento em que irei terminá-lo.
     Na verdade eu já começo corrigindo o início do atual artigo, que deveria ser assim: - Começo a escrever OS PRESENTES ARTIGOS hoje, pois, na realidade as considerações finais serão divididas em várias partes (também não sei exatamente quantas partes teremos pela frente). Tocando em frente!  
     Nós publicamos o 1º artigo sobre RELIGIÃO/TEOLOGIA no dia 24 de março do fluente ano.
     Na realidade o 1º artigo foi uma transcrição parcial de um artigo escrito pelo PRÍNCIPE da LIBERDADE, publicado no RECANTO das LETRAS no dia 02 de fevereiro de 2016, intitulado “O Que Significa DEÍSMO”. Ao PRÍNCIPE da LIBERDADE presto minha gratidão e minhas homenagens pelo seu belo e esclarecedor texto.
     Escreveu ele naquela data: -
     ... “A filosofia DEÍSTA rejeita tanto o ATEÍSMO quanto o AGNOSTICISMO”.  
     ...”O ATEÍSMO nega com firmeza a existência de qualquer DIVINDADE afirmando, de forma que podemos definir DOGMÁTICA, que a única realidade UNIVERSAL é a própria MATÉRIA”.
     ... “Já o AGNOSTICISMO reconhece que qualquer tentativa de especular a respeito da EXISTÊNCIA de um DEUS é destinada ao FRACASSO, pois nenhum RACIOCÍNIO (lógico, filosófico ou CIENTÍFICO) é suficiente para justificar tanto a AFIRMAÇÃO de que DEUS EXISTE quanto a AFIRMAÇÃO CONTRÁRIA”.
     ... “O TEÍSMO, em acepção mais ampla, é a CRENÇA na existência de um DEUS PESSOAL, presente e ativo no GOVERNO e na organização do MUNDO. Ou seja, DEUS se manifesta mediante a REVELAÇÃO e age por meio da PROVIDÊNCIA”.  
     ... “O DEÍSMO representa uma posição filosófica NATURALISTA que acredita na organização do UNIVERSO MATERIAL por uma INTELIGÊNCIA SUPERIOR (que pode ser DEUS ou não), através da RAZÃO e do LIVRE PENSAMENTO”.
     ... “Essa é, portanto, a descrição clássica da DIVINDADE assim como ela é definida nas principais RELIGIÕES MONOTEÍSTAS: HEBRAÍSMO, CRISTIANISMO e ISLAMISMO”.
     ... “No entanto, o DEÍSMO, diferente do TEÍSMO, rejeita a REVELAÇÃO DIRETA, a PROVIDÊNCIA e a TRADIÇÃO, e se opõe aos DOGMAS encontrados nas principais RELIGIÕES MONOTEÍSTAS”.
     ... “Um dos PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS do DEÍSMO é baseado na CONVICÇÃO de que ALGO ou ALGUÉM gerou o UNIVERSO FÍSICO, mas não interfere nele de MANEIRA EVIDENTE como sugerem as RELIGIÕES TEÍSTAS”.
     ... “Etccccccccccccccccccccc”.
     Após a leitura do artigo, peguei um isqueiro, peguei um cigarro e peguei um cinzeiro. Logo a seguir acendi o perfumante e saboroso cigarro...
     Primeiramente comecei a matutar... Depois comecei a meditar... E, finalmente, comecei a pensar...
     ... O isqueiro, o cigarro e o cinzeiro foram criados pelo homem... Peguei uma caneta e algumas folhas de papel.
     ... A caneta e o papel foram criados pelo homem...  
     ... Saí da frente da tela do computador e fui direto para a minha escrivaninha. A tela do computador, o computador e a escrivaninha foram criadas pelo homem...  
     ... Abri a porta do meu quarto, desci uma escada, fui à cozinha, peguei uma panela, coloquei água, acendi o fogão, peguei um pires e uma xícara com asa e degustei um quente e saboroso café.
     ... O quarto, a porta, a escada, a cozinha, a panela, o fogão, a xícara com asa e o pires foram criados pelo homem...
     ... No entanto quem fez a água e o café?... Foram criados pelos homens?...
     ... Aí apareceu um BEIJA-FLOR e telepaticamente fez uma sorridente pergunta: - Foi você quem me fez? Foram os homens que me criaram? Foram os homens que fizeram as minhas asinhas? A asa da xícara pode ter sido criada pelos homens. Até aí eu concordo. Mas minhas asinhas não foram vocês que fizeram!
     ... O BEIJA-FLOR pediu-me para ir até o quintal de minha casa. Acatei o pedido. Em lá chegando o BEIJA-FLOR aponta o biquinho para o SOL e tasca a pergunta: - Quem fez o SOL?
     ... E acrescentou: - Pode ser que no Planeta Terra os homens tenham criado muitas coisas. No entanto, a humanidade não pode afirmar que foram os meus criadores... E, é absolutamente impossível que algum homem possa afirmar que criou o SOL!
     ... Nem você, nem seus antepassados e nem os homens que virão depois de você!
     ... Nenhum ser humano pisou no SOL e nem nunca pisará. Sempre risonho, o BEIJA-FLOR saiu em disparada, batendo as asinhas à procura de suas flores...  
     ... Diante da minha ignorância, com raiva, quebrei a asa da xícara... ... Xícara não voa estúpido!    
     ... Olhei para o SOL novamente e pensei demoradamente. Será que o BEIJA-FLOR tem RAZÃO? Mas, BEIJA-FLORES não RACIOCINAM! Todavia, o BEIJA-FLOR que acabou de conversar comigo está coberto de RAZÃO!
     ... Os seres humanos não criaram o SOL! Os seres humanos nunca estiveram no SOL! Os seres humanos jamais alcançarão o SOL! Acho que os DEÍSTAS e o DEÍSMO estão no CAMINHO, estão com a VERDADE e estão com a VIDA!    
     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
           Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.
           PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.
    

Aracaju, capital de Sergipe (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), segunda-feira, 19 de setembro de 2016.



Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573 - “BANQUEIRO” e Um Eterno Aprendiz.



          Fontes: (1) – DEUS. (2) – Os BEIJA-FLORES. (3) - As FLORES (4) – Um JARDIM. (5) - Um VIOLÃO. (6) – MÚSICAS. (7) – RECANTO das LETRAS – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (8) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel – 11ª EDIÇÃO – 1989 – Página INFINITA... - Volume INFINITO... - (9) – Outras fontes.
jorge martins
Enviado por jorge martins em 19/09/2016
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras